Pular para o conteúdo principal

Recuperação do Parque Natural Municipal Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, começa em 60 dias


O Parque Natural Municipal Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, recebe, em aproximadamente 60 dias, o início da operação de cercamento da área de mata do entorno da unidade. A iniciativa é a segunda etapa de uma série de ações que estão sendo realizadas no local, conforme convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2014. O investimento será de R$ 144.865,84 provenientes do governo federal.
De acordo com o secretário municipal da pasta, Mario Flavio Moreira, a terceira etapa será o plantio de mudas de espécie nativa de Mata Atlântica e a quarta, e última fase, será a sinalização da unidade de conservação com placas em todo o perímetro do parque. No início das ações do convênio, foi realizado o diagnóstico das intervenções que seriam necessárias no local. Atualmente, o horário de visitação pública do espaço é de 8h30 às 15h.
“A recuperação deste parque é muito importante, pois trata-se de uma unidade de conservação relevante para o município, para a região e para o Estado do Rio. É uma mata única de vegetação de restinga arbórea na foz do Rio São João, e que precisa da atuação de toda a sociedade civil para a preservação deste patrimônio ambiental inclusive para proteção de todo o ecossistema do Rio”, afirmou ele.
O Parque Natural Municipal Mico-Leão-Dourado é uma unidade de proteção que está inserida dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João. Criado em 1997, o espaço tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.
Plano de Manejo deverá ser concluído pelo conselho gestor em até 180 dias
Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Cabo Frio nomeou os novos membros do conselho gestor do parque, que é composto por nove membros titulares e nove suplentes. Pelo decreto 6.082/2019, os integrantes estão aptos a tomadas de decisões referentes às políticas públicas aplicadas ao espaço, entre elas a elaboração do Plano de Manejo. A previsão de conclusão é de 180 dias a partir de janeiro deste ano.
O documento prevê as diretrizes de uso do parque, o zoneamento (uso e ocupação do solo) e os planos que serão implementados dentro da unidade (educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, zoneamento das áreas especiais e os usos).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.