LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Após chuva, água da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, RJ, fica escura



A água da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, amanheceu escura e com forte odor nesta quinta-feira (26) após a chuva ter atingido o município.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que vai enviar uma equipe ao local para apurar a situação.
Segundo a Prefeitura, devido as chuvas durante toda a madrugada, o canal da Praia dos Anjos foi aberto para escoamento das águas pluviais.

De acordo com o município, o processo é natural devido ao volume de água, para não ocasionar transtorno aos moradores.

O município informou também que a coloração alterada se dá justamente pelo escoamento das águas da chuva e não foi registrada necessidade de drenagem até o momento.

"Devido às obras do cinturão da Praia dos Anjos estarem avançadas, a Prefeitura entende que o que hoje é lançado na Praia dos Anjos, em sua maioria, são as águas pluviais e algum remanescente que ainda há no canal. O objetivo do cinturão é justamente separar as águas pluviais e o esgoto. As equipes da Secretaria do Ambiente já estão no local desde cedo para verificar as condições da praia e finalizar os relatórios", disse a Prefeitura.
 
Um odor forte também foi sentido por pessoas que estavam no local — Foto: Laila Hallack / Inter TV RJ

A Prefeitura divulgou que recentemente acionou a Prolagos a respeito da conclusão das obras e a empresa alegou que não foi finalizada ainda devido a problemas com a empresa contratada.

Em nota, a Prolagos informou que a implantação da rede coletora de esgoto (cinturão) ao longo da Avenida da Liberdade está em execução, com aproximadamente 90% da obra concluída. A rede é paralela ao canal de drenagem pluvial, não interferindo no escoamento da água da chuva.

A concessionária disse ainda que o sistema de bombeamento, através das Estações Elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto, operadas pela Prolagos, estão funcionando normalmente.

"O modelo de esgotamento sanitário adotado no município é o Coleta em Tempo Seco, no qual o esgoto que corre pela rede de água pluvial é desviado para coletores e o resíduo transportado para as estações de tratamento. Em períodos de chuva mais intensa, o volume da água nas galerias aumenta, se misturando com esgoto e sedimentos que estavam acumulados na rede de drenagem e na superfície das ruas e extravasa para o corpo hídrico. Essa característica é inerente ao sistema tempo seco", diz trecho da nota.

Fonte: g1.globo.com


0 comentários:

- |