LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

COMISSÃO AVALIA TEXTOS PARA A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA



Nesta quarta-feira (04), membros da Comissão Julgadora, da Secretaria Municipal de Educação, se reuniram para a avaliação de textos e definição dos escolhidos que farão parte da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Cerca de sete escolas municipais de São Pedro da Aldeia estão participando do concurso de produção textual e da formação de docentes ofertados pelo Programa. A comissão é formada pelas professoras Cristina Braga, Valma Marins, Vânia Gonçalves, Juliana Carvalho e Keli Rosa.

A coordenadora de Língua Portuguesa e membro da Comissão, Cristina Braga, explicou o processo. “Essa é uma oportunidade rica e a participação dos nossos alunos é muito boa; é, também, mais uma chance da equipe desenvolver no estudante a leitura e a produção de texto. Ao corrigimos os textos, não temos referências de quem é o autor e nem de qual escola ele é. A Comissão está avaliando, lendo e pontuando os textos e é necessário escolher um de cada categoria: poema, memória literária e crônica”, destacou.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

As categorias de inscrição são poemas, para o 5º ano; memórias literárias, para o 6º e 7º ano; e crônica, para o 8º e 9º ano. Os critérios de avaliação são adequação ao gênero, adequação discursiva e linguística, marcas de autoria e convenções da escrita. “A premiação maior para o aluno é poder participar dessa atividade diversificada e enriquecedora e estar propondo maneiras dele produzir textos, que é o nosso objetivo”, finalizou Cristina Braga. 



0 comentários:

- |