Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO AVALIA TEXTOS PARA A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA



Nesta quarta-feira (04), membros da Comissão Julgadora, da Secretaria Municipal de Educação, se reuniram para a avaliação de textos e definição dos escolhidos que farão parte da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Cerca de sete escolas municipais de São Pedro da Aldeia estão participando do concurso de produção textual e da formação de docentes ofertados pelo Programa. A comissão é formada pelas professoras Cristina Braga, Valma Marins, Vânia Gonçalves, Juliana Carvalho e Keli Rosa.

A coordenadora de Língua Portuguesa e membro da Comissão, Cristina Braga, explicou o processo. “Essa é uma oportunidade rica e a participação dos nossos alunos é muito boa; é, também, mais uma chance da equipe desenvolver no estudante a leitura e a produção de texto. Ao corrigimos os textos, não temos referências de quem é o autor e nem de qual escola ele é. A Comissão está avaliando, lendo e pontuando os textos e é necessário escolher um de cada categoria: poema, memória literária e crônica”, destacou.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

As categorias de inscrição são poemas, para o 5º ano; memórias literárias, para o 6º e 7º ano; e crônica, para o 8º e 9º ano. Os critérios de avaliação são adequação ao gênero, adequação discursiva e linguística, marcas de autoria e convenções da escrita. “A premiação maior para o aluno é poder participar dessa atividade diversificada e enriquecedora e estar propondo maneiras dele produzir textos, que é o nosso objetivo”, finalizou Cristina Braga. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.