Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Coluna da Menina de Ouro, Vânia Carvalho



 
Que a força esteja conosco

Percebo nessa cidade uma mudança de comportamento. E por incrível que pareça, essa mudança está  sempre ligada aos próprios interesses.

Amigos que se tornaram inimigos,  inimigos íntimos, fogo amigo,   pessoas que se davam as mãos agora se dão as costas, pessoas que te julgam, condenam e crucificam, pessoas que falam o que não sabem e pessoas que sabem mas se calam, pessoas que se escondem atrás de seu Deus, de suas máscaras e  de seus propósitos escusos, pessoas que te abraçam com um punhal e outras que sorriem com a língua pra fora. Isso para Freud, seria  uma experiência laboratorial  maravilhosa, pois  todo o sentido que ele quisesse  supor que existisse na mente humana, cairia por terra, já que  ao nos depararmos com tantas situações, a única coisa que podemos perceber é que a mente humana não faz nenhum sentido.

E assim como ele mesmo disse: "Felicidade é um problema individual!" talvez por isso vemos tantos fatos inimagináveis acontecendo em Cabo Frio, porque cada um está pensando no seu próprio umbigo.

Difícil missão a de encontrarmos  pessoas abnegadas a trabalhar em prol do coletivo sem nenhum interesse próprio. Talvez possamos contar nos dedos, aqueles que se entregam a esta jornada de verdadeiro altruísmo. E  por incrível que pareça, na história da humanidade, todos que assim o fizeram morreram de forma trágica, assassinados, humilhados e renegados como anarquistas, rebeldes e traidores. Mais uma prova da insensatez humana, que mata os defensores do bem  comum em detrimento da defesa do bem pra  si mesmo.

Dizem que isso é um mal da civilização, mas prefiro acreditar que isso é um mal da insanidade que tomou conta da alma das pessoas . 

Já dizia Platão que a ignorância empaca o progresso e acho que ele retrata muito bem essa questão quando diz que estamos todos iludidos dentro de nossas próprias  cavernas.

E nunca a política foi tão necessária para aprendermos o que não se deve fazer e o que não se pode ser. Pena que  o ser humano não se de conta disso.

E aí eu me pergunto se Jesus resistiria as tentações do mundo moderno, afinal na sua época, não existia Jet ski, jatinho particular, viagens a Europa, carro importado, internet e  quiça uma cobertura de frente pra praia.

E enquanto as eleições não chegam, vamos convivendo com aqueles que escolhemos para compartilhar nossos desejos.

E como não existe regra específica que se aplique a todos, cada um  que determine seu  melhor  meio de descobrir como ser salvo. Pois o Império do Mal vai voltar a atacar, nessa Guerra das Estrelas que  pelo visto já começou.

Que a força esteja conosco!

0 comentários:

- |