Pular para o conteúdo principal

Região dos Lagos terá a primeira estação de tratamento de esgoto digitalizada no Estado do Rio



Com capacidade para tratar mais de seis milhões de litros de esgoto por dia, a Estação de Tratamento de Iguaba Grande será a primeira reproduzida digitalmente no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do programa Infra Inteligente, da Aegea Saneamento, que aposta em gêmeos digitais para melhorar processos e potencializar a qualidade dos serviços prestados. Um escâner a laser, capaz de coletar um milhão de pontos por segundo e fazer registros fotográficos, é o responsável pela reprodução tridimensional que reunirá informações sobre a estrutura física e operacional da unidade. O trabalho conta ainda com imagens capturadas por drone.

O acesso à replica fiel nos computadores será uma importante ferramenta de gestão, pois levará a unidade operacional para dentro dos escritórios. Além disso, será possível concentrar as informações técnicas, que muitas vezes são de domínio apenas de quem está em campo, para uma única plataforma. “Com a unidade digital será possível fazer simulações e estudos para futuras obras de ampliação e melhoria, acompanhar informações sobre manutenções preventivas e planejar as próximas e fazer testes”, explicou o engenheiro civil Adibe dos Santos, responsável por acompanhar o projeto na Prolagos.

A ferramenta também permitirá que a unidade seja visitada de qualquer lugar com o auxílio de um óculos de realidade virtual, gerando a sensação da pessoa estar dentro da ETE, com uma visão tridimensional do instante que foi capturado. “Além de melhorar a gestão do ativo, poderemos utilizar a ferramenta para gerar experimentação e levar conhecimento sobre o funcionamento da unidade, as particularidades do tratamento do esgoto e a finalidade de cada equipamento no processo de tratamento para diversos públicos, sem que seja necessário ir até à estação”, exemplifica o diretor executivo da Prolagos, José Carlos de Almeida.

O processo de digitalização da ETE Iguaba começou nesta semana com a varredura a laser da unidade para registrar as cenas (área digitalizada) e gerar a nuvem de pontos definidos por coordenadas X, Y e Z com precisão milimétrica. “O próximo passo será encaminhar a malha de pontos e as imagens para serem tratadas em um software para termos o cenário em 3D”, explica o coordenador de projetos 3D da Metro Cúbico Engenharia, Nelio Villacortes, que escaneou a ETE.

O projeto Infra Inteligente prevê a digitalização de todas as unidades do grupo Aegea, que atua em 49 municípios do país. Este trabalho deve ser concluído em três anos.


Fonte: Prolagos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.