Pular para o conteúdo principal

Nota oficial | Acerca do TAC do Pontal do Atalaia


A Prefeitura de Arraial do Cabo vem, por meio desta, esclarecer acerca das regras ambientais firmadas no Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura, o Ministério Público, o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Nacional do Ambiente (INEA) para as atividades comerciais no local.

Com base nos relatórios ambientais do INEA e do ICMBio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro havia determinado a extinção completa das atividades de ambulantes e quiosques nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Perante esta situação, a Prefeitura, através do Secretário de Segurança Pública, Bruno Monteiro, procurou o MP para reivindicar a favor dos trabalhadores para que as atividades não fossem completamente interrompidas. A partir desse apelo criou-se o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece regras para as atividades comerciais nas Prainhas do Pontal do Atalaia que serão fiscalizados pela Secretaria de Segurança Pública, através da Coordenadoria de Posturas, e Secretaria do Ambiente. 

Neste termo, os quiosqueiros podem oferecer, no máximo, cinco jogos de mesas e cadeiras com guarda sol, sendo cada jogo composto por uma mesa e quatro cadeiras. Aos ambulantes não foi permitida a oferta de nenhum material dos citados acima. Outra questão a ser reforçada é referente à cocção, em que não é permitida a preparação de alimentos nas areias da Prainha do Pontal do Atalaia. Além disso, o número de carros estacionados deve respeitar ao primeiro TAC acordado, sendo 205 no acesso às Prainhas, 50 no acesso ao pôr-do-sol e 5 no acesso à Praia Brava. Quanto aos táxis, somente cinco são permitidos. O descumprimento de cada um dos itens das cláusulas ajustadas ensejará aos compromissados pagamento de multa no valor de 10 mil reais. 

Apesar do aumento da demanda por mesas e cadeiras na alta temporada, esta foi a única maneira encontrada pelos órgãos envolvidos para que o sustento dos trabalhadores não fosse retirado em plena alta temporada. A Prefeitura de Arraial do Cabo pede a colaboração de todos para que as atividades comerciais continuem acontecendo dentro da legalidade, atendendo às determinações do TAC que buscam a preservação e o ordenamento do local.

Todas as denúncias podem ser feitas através dos números 199 ou (22) 2622-2330.

Fonte: ASCOM PMAC | Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.