Com objetivo de implantar
soluções para melhorar a mobilidade urbana no município, a Prefeitura de Cabo
Frio realiza mais uma ação para contribuir para o tráfego viário no centro da
cidade. O retorno da Avenida Assunção, localizado próximo à sede do Governo
Municipal, será transferido para o retorno seguinte, 128 metros à frente.
O início das obras estava previsto para esta
segunda-feira (13), no entanto, foi adiado devido à forte chuva que atingiu o
município desde o início da madrugada. A execução do trabalho depende do índice
pluviométrico na localidade.
Para realização da medida, foram feitos testes
de simulação e contagens volumétricas em três etapas de 2 horas de duração
durante o dia, divididas em intervalos de 15 minutos, às 7h da manhã, às 12h e
às 16h.
O estudo foi realizado devido ao grande fluxo de
veículos na Avenida Assunção, que, em dias úteis, chega a abranger 8494
veículos num período de 6 horas. A existência do retorno criava um ponto de
concentração de veículos, potencializado pelo fluxo proveniente da Travessa
Mário Fisher, gerando congestionamentos e acidentes de trânsito. Só em 2018,
foram registrados 19 acidentes na avenida.
Além desses elementos, a existência de vagas a
45 graus no canteiro central e as vagas de estacionamento, paralelas ao lado
direito da avenida que provocam grande retenção no fluxo do local, o que
aumenta consideravelmente o tempo de congestionamento.
“Fica mais fácil entender a necessidade do
fechamento quando vemos simultaneamente o semáforo abrindo e veículos saindo
das vagas de estacionamento e da Travessa Mario Fisher, com a intenção de
atravessar em direção à faixa da esquerda para fazer o retorno”, explica o
secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback.
O retorno seguinte acrescenta menos de um minuto
de viagem para quem deseja retornar na Avenida Assunção. Além disso, não há
vagas de estacionamento no canteiro central nem encontro de fluxos, uma vez que
os veículos que saem da Travessa Mario Fisher têm cerca de 100 metros para
trocar de faixa, deixando a Avenida Assunção com duas faixas de rolamento
livre.
“Se compararmos o deslocamento do veículo para o
próximo retorno com a distância que o pedestre saudavelmente caminha, uma média
de 1 km, vemos que a distância de 128 metros aumentada no trajeto é irrelevante
para os veículos, considerando a segurança viária alcançada com a intervenção”,
finaliza o secretário.
O projeto prevê ainda o reordenamento de vagas
de estacionamento, paradas de ônibus e travessias de pedestre na avenida,
aumentando a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas.
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