Pular para o conteúdo principal

Reforma do Parque Dormitório das Garças está prevista para março


O Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças, fechado desde o final de 2012, vai passar por reforma, que está prevista para iniciar em março. O investimento da Prefeitura de Cabo Frio será de R$ 400 mil oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente decorrente das taxas de licenciamento, das multas, dos autos de infrações e do estacionamento da Praia do Peró. A estimativa é de que a obra seja concluída em quatro meses.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, a reforma vai abranger a estrutura física da unidade de conservação e o padrão do projeto arquitetônico será mantido. Serão recuperados o pórtico da entrada, a estrutura administrativa, os banheiros, a passarela que liga a entrada do parque até o Canal do Itajuru bem como a extensão da tela de arame ao longo da Avenida Wilson Mendes.
“A recuperação do Dormitório é fundamental porque ele é um dos poucos parques públicos ecológicos em área urbana. É um espaço de manguezal significativo da Laguna de Araruama com uma função ambiental importantíssima para a manutenção de crustáceos e peixes do manancial. Além disso, o local já foi referência nacional em educação ambiental”, explicou o secretário, acrescentando que a expectativa, numa segunda fase da revitalização do parque, é de que um mirante seja construído em cima do novo auditório de educação ambiental.
Da bonança à crise
De acordo com José Henrique, coordenador de Unidades de Conservação, o Dormitório das Garças foi implantado em 05 de junho de 2007 e, de lá para cá, o parque já teve dias de glória. Foi a primeira unidade de conservação ambiental do município e, para marcar a conquista, foi inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente. O parque recebia cerca de cem mil visitantes por ano, conforme dados da Coordenação de Meio Ambiente.
Era comum o visitante encontrar inúmeras garças, que com o sobrevoo encantavam os presentes e tornavam o pôr do sol ainda mais bonito. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, em seu projeto original, o espaço também foi pensado para ser um centro de educação ambiental com difusão de técnicas de preservação e de consciência ecológica. Além disso, a proposta previa a colaboração para pesquisas de graduação, mestrado e doutorado.
Porém, até o fechamento, no final de 2012, devido à troca de governo e à retirada da Guarda Marítima e Ambiental o cenário mudou. As mudanças ocasionaram falta de manutenção, ações de vandalismo, quatro incêndios de variadas proporções que resultaram na destruição do pórtico de entrada e do mirante de observação e, até mesmo, cenário de crime.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.