Pular para o conteúdo principal

Prefeitura apoia o XXVII Cabo Frio Marlim Invitational


A Prefeitura de Cabo Frio apoia a XXII edição do Marlim Invitational, um dos mais representativos torneios de pesca esportiva oceânica do Brasil, que acontece de 01 a 09 de fevereiro. O evento é promovido pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) por meio da subsede da instituição no município e será realizado em três etapas. A cidade foi escolhida por ser reconhecida, internacionalmente pelos adeptos da prática, pela ocorrência de marlins acima de mil libras.

De acordo com as regras da competição, todos os peixes capturados devem ser liberados e, segundo os organizadores, esta medida classifica o torneio como de boas práticas sustentáveis. Para que a pontuação seja válida, os esportistas devem, obrigatoriamente, usar câmeras para comprovação tanto da espécie quanto da libertação dos animais apreendidos. A embarcação vencedora estará pré-qualificada a participar do concorrido Offhore World Championship 2020, que acontece de 19 a 24 de abril na Costa Rica.
Considerado o grande predador dos mares devido à fama de guerreiro por sua agilidade e resistência, o marlim-azul é o maior das seis espécies que habitam o Oceano Atlântico. Além dele, há o marlim-branco, o sailfish, o spearfish, o marlim-polegar e o swordfish. Apesar das condições adversas, como ventos fortes e mar alto, é grande a expectativa de organizadores pescadores esportivos, que classificam como “excelente” a costa cabo-friense.

“A expectativa em Cabo Frio sempre é grande. Estamos em busca dos peixes acima de mil libras (500 quilos) e a região está entre os poucos lugares do mundo onde eles são encontrados”, destacou o comodoro do ICRJ, Vicente Arruda.   
Em Cabo Frio, o recorde brasileiro em torneio oficial é do pescador Eurico Soares capturou, em fevereiro 2001, um marlin-azul de 575 quilos na lancha Komplott, de José Roberto Valente Wagner. Em homenagem à apreensão, uma estátua do peixe está em exposição na Praça da Cidadania e, por ocasião da competição, será fixada uma placa com os dados do animal e do esportista.

Projeto Marlim

A proposta surgiu para desenvolver estudos que colaborassem para a conservação dos peixes-de-bico e a pesquisa científica encontrou respaldo nos grupos de pescadores esportivos. Estes adotaram as modalidades de pesque e solte (catch & release) e marque e solte (tag &release) nos torneios e os cientistas participam a fim de realizarem o projeto.  

Os peixes são devolvidos ao mar com uma marca convencional ou eletrônica e, quando recapturados, têm trazido novas informações sobre as migrações e as taxas de crescimento dessas espécies. Além dos projetos de marcação, são desenvolvidos estudos complementares sobre estágios maturacionais, hábitos alimentares e DNA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

COROAÇÃO DO MISS E MISTER SÃO PEDRO DA ALDEIA 2020 TERÁ TRANSMISSÃO ONLINE NO DIA 19 DE SETEMBRO

  Após meses de atividades paralisadas devido à pandemia do coronavírus, a terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia está retornando em novo formato. Para garantir a segurança dos participantes, o evento de coroação este ano terá entrada limitada de pessoas e uso obrigatório de máscara, além de transmissão ao vivo pelo  Instagram da empresa organizadora, o Miss Oficial . Cerca de 70 candidatos aldeenses se inscreveram e participaram das seletivas do concurso de beleza municipal, que vai coroar um mister e nove misses (divididas por faixa etária), selecionados em júri virtual.   A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, enfatizou o apoio dado ao projeto pelo terceiro ano consecutivo. “Já estamos na terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia e estamos muito felizes em apoiar esse projeto grandioso, que há anos vem formando novos talentos e abrindo as portas para as nossas meninas e meninos no universo artístico. É um trabalho que e

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf