Pular para o conteúdo principal

Araruama, RJ, decreta reabertura de comércio não essencial em esquema de rodízio


A Prefeitura de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, publicou decreto nesta quarta-feira (22) que permite a reabertura do comércio não essencial em esquema de rodízio. Segundo documento, a medida foi criada para evitar a falência dos estabelecimentos da cidade que precisaram fechar devido à pandemia do coronavírus. O decreto começou a valer já nesta quarta e vigora até o dia 30 de abril.

De acordo com o documento, o funcionamento dos estabelecimentos fica condicionado através de rodízio, da seguinte forma: Nas segundas, quartas e sextas-feiras estão autorizadas a funcionar papelarias; lojas de utilidades; óticas; relojoarias; armarinhos; lojas de cama, mesa e banho; lojas de tecidos; lojas de utensílios; lojas de vendas de veículos e concessionárias; lojas de cosméticos; e lojas de higiene pessoal e congêneres.
Já nas terças, quintas-feiras e sábados, ficam autorizados a funcionar os salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de estéticas em geral; lojas de eletrônicos e acessórios; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos; lojas de móveis; lojas de roupas; e lojas de calçados e congêneres.

Ainda segundo decreto, esses estabelecimentos devem restringir o atendimento a 2 clientes por vez; devem disponibilizar, na entrada, álcool 70 em gel aos consumidores; além de também fornecer o produto e máscaras de proteção aos funcionários, que devem usá-las durante todo o expediente; os comerciantes ainda devem restringir a entrada apenas à consumidores que estejam fazendo uso de máscaras de proteção. Caso haja fila, o estabelecimento fica responsável em verificar e orientar o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas na fila.

De acordo com documento, bares seguem sem permissão para funcionar.

O decreto publicado nesta quarta-feira também abrange os profissionais de educação física do município. De acordo com o documento, os profissionais da área podem exercer suas atividades, desde que seja ao ar livre, na orla do centro da cidade, com no máximo 2 clientes cada profissional e respeitando o espaço de 15 metros de distância entre cada profissional. Para atuar, os educadores físicos também devem estar regularizados junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e ficam responsáveis por fornecer álcool em gel para uso dos clientes, que ainda deverão utilizar máscaras de proteção.

A entrega de obras públicas também está autorizada pela Prefeitura, mas a ação deve acontecer sem aglomerações, podendo ser transmitida por meio de “live” através de rede sociais.

O decreto não altera as regras de funcionamento para os comércios que já estavam autorizados a funcionar e alerta que as pessoas que integram o grupo de risco permaneçam em isolamento domiciliar e social e só saiam de suas residências por necessidade e usando máscaras de proteção, item que se tornou obrigatório nas ruas de Araruama desde segunda-feira (20).

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Araruama divulgou novo boletim sobre casos da Covid-19 no município. De acordo com levantamento, Araruama tem 26 casos confirmados da doença, com um óbito.


Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

COROAÇÃO DO MISS E MISTER SÃO PEDRO DA ALDEIA 2020 TERÁ TRANSMISSÃO ONLINE NO DIA 19 DE SETEMBRO

  Após meses de atividades paralisadas devido à pandemia do coronavírus, a terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia está retornando em novo formato. Para garantir a segurança dos participantes, o evento de coroação este ano terá entrada limitada de pessoas e uso obrigatório de máscara, além de transmissão ao vivo pelo  Instagram da empresa organizadora, o Miss Oficial . Cerca de 70 candidatos aldeenses se inscreveram e participaram das seletivas do concurso de beleza municipal, que vai coroar um mister e nove misses (divididas por faixa etária), selecionados em júri virtual.   A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, enfatizou o apoio dado ao projeto pelo terceiro ano consecutivo. “Já estamos na terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia e estamos muito felizes em apoiar esse projeto grandioso, que há anos vem formando novos talentos e abrindo as portas para as nossas meninas e meninos no universo artístico. É um trabalho que e

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf