Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA FAZ OPERAÇÃO EDUCATIVA NA ORLA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA


Para divulgar e orientar a população sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção facial no município, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma operação educativa nas Praias do Sudoeste, do Sol, Pitória, Balneário e Praia Linda no último domingo (26/04). Equipes da Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas, acompanhadas de um carro de som, percorreram as orlas dando orientações a respeito dos decretos em vigor na cidade.

Segundo o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a operação voltará a acontecer nos próximos finais de semana e feriados, mas tão importante quanto a ação do poder público, é a conscientização da população. “Sabemos que um dia bonito, com sol forte, é um convite para atividades ao ar livre e lazer na orla, mas devemos pensar que não se pode ter aglomerações. Todos nossos esforços são no sentido de conscientizar a população de que ficar em casa ainda é a melhor maneira de frearmos a velocidade da propagação do coronavírus. Se for necessário sair de casa, deve-se usar máscara de proteção facial, evitar aglomerações e redobrar os cuidados de higiene”, recomenda o secretário.

Durante a operação, dezenas de pessoas foram flagradas sentadas na orla, tomando banho na lagoa e fazendo atividades. Algumas até usavam máscaras, mas estavam descumprindo outro decreto municipal, que proíbe frequência em praias e lagunas. A operação ocorreu de forma tranquila e sem incidentes. As pessoas flagradas foram orientadas a voltarem para as suas casas e até elogiaram a ação, que teve caráter educativo.
Uma das pessoas encontradas na Praia do Balneário foi o morador de São Gonçalo, Fernando Monteiro, que, apesar de estar sem máscara de proteção no local, garante usar o item para saídas ao mercado e padaria. “Essa é uma operação necessária, muitas cidades no Estado do Rio de Janeiro deveriam fazer o mesmo que São Pedro da Aldeia está fazendo, porque evita a propagação do vírus. Agora, com essa informação, vou passar a usar a máscara sempre”, assegura.

De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, mesmo com todo trabalho informativo e de orientação feito pela Prefeitura, ainda há relatos de pessoas que dizem não estar cientes das medidas adotadas para combate ao coronavírus. “Por isso é essencial e muito importante essa ação conjunta prezando pelo trabalho preventivo de conscientização”, reforça.

Moradora da Praia Linda, Márcia Coutinho estava com a família na orla do bairro e todos utilizando a máscara de proteção facial. Ao serem informados sobre ser proibido frequentar praias e lagunas, todos atenderam ao pedido das autoridades e voltaram para casa. “A gente não sabia que não era permitido, vim para aproveitar o sol, mas a Prefeitura está agindo da maneira correta”, afirma.

USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO

O uso de máscaras de proteção facial pela população de São Pedro da Aldeia passou a ser obrigatório na última sexta-feira (24/04). A medida tem como objetivo reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus e evitar a propagação da doença no município aldeense, que até o momento tem dezoito (18) casos confirmados de Covid-19, sendo dois (02) óbitos confirmados e um (01) óbito sob investigação. A obrigatoriedade é regulamentada pelo Decreto nº 044.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, é muito importante que a população respeite essas medidas de enfrentamento para que os profissionais que fazem parte dos serviços essenciais possam trabalhar com mais segurança e evitar o contágio. “O ideal é que todos estejam usando as máscaras para evitar que essa doença se propague em nosso município e até mesmo no país, caso essas medidas sejam adotadas por outros governos”, destaca.

CONSCIENTIZAÇÃO

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vem propagando mensagens de conscientização em carro de som desde o mês de março, quando começou a adotar medidas preventivas para evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus na cidade. As mensagens educativas sobre COVID-19 e informações sobre atendimento da secretaria de Assistência Social estão sendo veiculadas em bairros centrais e periféricos do município. 

Aproveitando o sol de domingo na porta de casa e sem esquecer da máscara de proteção, Valdir Bressan afirma que o movimento na orla da Praia Linda tem diminuído cada vez mais. “Esse uso de máscara pode realmente ajudar a gente. Parece que algumas pessoas ainda não se conscientizaram do quanto essa doença é capaz de nos prejudicar, por isso, vale a pena estar alertando a população”, avalia o morador, elogiando a iniciativa da Prefeitura em passar com o carro de som.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.