Pular para o conteúdo principal

SÃO PEDRO DA ALDEIA TEM OS PRIMEIROS PACIENTES CURADOS DO CORONAVÍRUS


Em meio à luta para combater o contágio do Coronavírus, o município de São Pedro da Aldeia registra, até nessa terça-feira (28/04), cinco pacientes que se curaram da Covid-19. Seguindo todos os protocolos de prevenção e cuidados orientados pelas autoridades de saúde, os pacientes já podem retomar o cotidiano normal.
Os moradores cumpriram a quarentena, sob acompanhamento da Vigilância Municipal, e passaram novamente por atendimento médico para ter a tão sonhada alta. Atualmente São Pedro da Aldeia tem 18 casos confirmados de Covid-19, com dois óbitos confirmados e um óbito sob investigação.
           É necessário ressaltar que mesmo com a alta, os pacientes curados, assim como toda a população, devem seguir os cuidados como lavar as mãos com água e sabão, higienizar com álcool em gel, usar máscaras em ambientes exteriores e somente sair de casa em caso de extrema necessidade. De acordo com os especialistas, até o momento não há comprovação científica de que um paciente infectado e curado do coronavírus não pode ser novamente contaminado. Por esse motivo, é importante que todos os cuidados sejam seguidos, com o objetivo de combater a propagação do vírus e também uma reinfecção.
            “Em meio a uma pandemia, com uma realidade tão triste, é importante que também possamos dar boas notícias. Esses pacientes com alta foram acompanhados pela Vigilância Municipal. Notícias assim nos enchem de esperança, mas não podemos descuidar da nossa responsabilidade como cidadãos em redobrar cuidados com higiene, evitar aglomerações e usar máscara. Espero que em breve possamos noticiar mais curados em nossa cidade”, comemorou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.
SUPERAÇÃO E RETOMADA DO COTIDIANO

Com todas as incertezas trazidas pela pandemia do coronavírus, os pacientes infectados vivem duas batalhas durante a recuperação: a luta contra a Covid-19 e a ansiedade pela retomada do cotidiano. Durante o processo, os pacientes relataram o sentimento de apreensão e o medo de serem isolados e discriminados socialmente.
Esse receio, inclusive, faz com que os pacientes não se sintam à vontade para compartilhar as suas histórias, que têm intensidade de sintomas diferentes, mas a superação e a cura em comum.
Positivo para o coronavírus, e curado, um morador do Balneário, que preferiu não se identificar, relatou que os seus dias de recuperação foram um turbilhão de emoções.  
“A cada dia que passa é uma nova descoberta para quem recebe a notícia do positivo. O coronavírus é muito novo e cria dúvidas na nossa mente. Tudo o que é muito novo ou que a gente não tem informação suficiente acaba assustando. Quando você se vê privado da sua vida comum, do contato com sua família, você começa avaliar tudo. Primeiro eu tive medo de transmitir pra minha família, depois me recuperei e a tensão era de pensar como seria tratado no meu trabalho”, desabafa.
O medo de ser discriminado socialmente faz com que os pacientes curados tenham medo de comentar o assunto até mesmo com vizinhos e colegas de trabalho. “Nós que passamos por isso temos que voltar à vida normal, assim como qualquer cidadão. A cura não é nosso passaporte para circular por aí sem necessidade, é a certeza de que a gente venceu essa doença, e mesmo assim, temos que seguir nos cuidando. Eu peço que todos entendam e sigam as orientações, a gente só vai conseguir combater esse vírus cuidando uns dos outros”, recomenda o paciente curado da COVID-19.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

O uso de máscaras de proteção facial pela população agora é obrigatório em São Pedro da Aldeia. Com a medida, a Prefeitura busca reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus e evitar a propagação da doença no município aldeense. A obrigatoriedade é regulamentada pelo Decreto nº 044, publicado em 24/04. 

De acordo com o documento, todo cidadão que tenha que deixar sua residência, independente do motivo, deve utilizar a máscara de proteção. O descumprimento da norma sujeita o infrator a sanções previstas nas legislações aplicáveis, sem prejuízo de eventual responsabilização penal. A obrigatoriedade permanecerá enquanto durar o Estado de Emergência declarado em razão da pandemia no território nacional.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO

– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
– Utilizar álcool em gel nas mãos;
– Ao sair, use máscara;
– Evitar tocar o rosto;
– Evitar aglomerações;           
– Para quem pode, sair de casa apenas em extrema necessidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.