Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil de Cabo Frio alerta sobre surgimento de serpentes no município

Imagens de serpentes em áreas distintas de Cabo Frio têm circulando nas redes sociais nos últimos dias. Flagrantes feitos por moradores mostram esses animais em locais públicos como ruas e até mesmo praias da cidade. Por conta disso, a Defesa Civil emitiu um alerta  e explicou o porquê do aparecimento desses répteis. 

 

De acordo com órgão, a elevação da temperatura contribui para o surgimento de serpentes da região, especialmente as espécies mais comuns, como a Cruzeiro, a Jararaca e a Coral, independentemente de se tratar de uma área urbana ou rural. 

 

“A mudança climática e o consequente aumento da temperatura e a alteração do habitat natural contribuem significativamente para a migração desses animais para outros espaços. Apesar de nossa região contar com uma fauna e flora abundantes, a interferência humana é um fator decisivo no aparecimento das cobras em novos habitats”, diz um trecho do alerta.

 

A Defesa Civil ainda ressalta que as capturas de cobras ocorrem com mais frequência em casas com vegetação farta ao redor, com acúmulo de entulhos, restos de madeiras, telhas e tijolos, porque favorecem a proliferação de ratos e baratas que são alimentos para as cobras.

 

O órgão afirma que as cobras não possuem controle de temperatura corporal e por isso buscam locais com umidade e mais frios para reduzirem a temperatura corporal em dias mais frios. Por isso, é comum encontrar cobras em baixo de pias e tanques de roupa.

 

A Cobra-Coral 

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, em relação a Cobra-Coral,  é comum se ouvir que pode-se diferenciar a Coral da Falsa Coral pela sequência de cores, mas essa informação não é verdadeira. 

 

“A identificação correta só é possível de ser feita por análise da dentição da cobra, o que não é nada seguro de se fazer, considerando que a Cobra Coral possui um poderoso veneno capaz de matar um boi de 500Kg com uma única picada”, afirma o órgão. 

 

Cuidados necessários

 

Em vias e locais públicos o ideal é não mexer com o animal, e sim protegê-lo, como paralisar temporariamente o trânsito, caso o animal esteja efetuando uma travessia. Se o local onde surgiu a cobra seja de muita frequência pública, ou se o animal se encontra dentro de uma residência, também é recomendado que não mexam nele e acionem o  Corpo de Bombeiros pelo 193, pois a corporação possui treinamento e equipamentos adequados para a captura e acondicionamento seguro do animal, para posterior soltura do réptil em habitat adequado e seguro.

Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.