Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de São Pedro afasta secretária-adjunta de Cultura após caso de intolerância religiosa


 A Prefeitura de São Pedro da Aldeia afastou do cargo nesta terça-feira (8) a secretária-adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, após um caso de intolerância religiosa, ocorrido na noite de segunda (7), durante uma sessão pública do edital ‘Cultura Viva’, para a liberação de recursos referentes à Lei Aldir Blanc para artistas do município. 

 

Proponente do projeto ‘Cultura Afro-Brasileira: A Grandiosidade da diversidade no Brasil’, Juliane Carvalho disse que Edlúcia afirmou que não reconhecia manifestações de matriz africana como atividades culturais. A agora ex-secretária-adjunta fazia parte da banca de avaliadores responsáveis pelos pareceres do projeto.

 

Frequentadora de um centro religioso de matriz africana, Juliane disse que não precisava do ‘reconhecimento’ da  então secretária-adjunta, pois isso era feito pela lei. Segundo ela, Edlúcia retrucou dizendo que daria ‘zero’ para o projeto, mesmo após os colegas de banca terem decidido pelo deferimento. Advertido por um colega que a nota deveria ter uma justificativa plausível, Edlúcia teria dito: “Pode vir, pode jogar a macumba”. O clima na sessão pública foi de indignação após a frase. 

 

– A gente que é de matriz africana é sempre atacado. A gente tem que estar sempre brigando, lutando por uma coisa que é natural – desabafou Juliane, em vídeo postado nas redes sociais.

 

Na tarde desta terça (8), a Prefeitura emitiu nota sobre o afastamento de Edlúcia, cujos votos nos pareceres foram anulados. 

 

“A Prefeitura lamenta o ocorrido ontem (07/12) na, sessão pública para julgamento das propostas culturais do Prêmio São Pedro da Aldeia de Cultura Viva, na Casa da Cultura, e repudia qualquer tipo de discriminação, se solidarizando com todos que se sentiram ofendidos pelo comportamento da servidora. A gestão municipal reforça que políticas públicas igualitárias devem ser baseadas em princípios de respeito e valorização da diversidade”, diz o texto. 

 

Pouco depois, a Prefeitura postou um vídeo em que Edlúcia Marques se retrata, embora não se refira diretamente aos participantes do projeto.

 

– Venho aqui pedir desculpas a quem eu possa ter magoado e constrangido com alguma das minhas falas. Nesse momento, o que importa é a retratação, o pedido de desculpas. Espero que não vá para o coração. Em momento nenhum, eu quis magoar ou constranger alguém – disse.

 

O caso foi parar na delegacia (125ª FP), onde um registro de ocorrência foi registrado. As integrantes do projeto afirmam que irão ‘até o fim’. As investigações estão em andamento e testemunhas serão ouvidas, além da própria Edlúcia.

 

No começo da noite desta terça, a Prefeitura divulgou uma lista preliminar com os projetos deferidos e o de Juliane está entre eles. Ao todo, 59 projetos culturais foram inscritos na seleção, que vai conceder prêmios de R$ 5 mil a R$ 28 mil para projetos promovidos por agentes culturais do município.

Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há