Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Passando a limpo. Por Charles Domingues




O QUE REALMENTE É O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Caro amigo leitor, aproveitando que o planeta realizou várias e várias comemorações relacionadas ao tema meio ambiente, onde no dia 05 foi comemorado em várias cidades do mundo o dia internacional do meio ambiente.

Mas se eu perguntar o que realmente significa o dia 05 de junho, muitos eu tenho certeza irão dizer que é o dia de proteger o meio ambiente, porem o que eu tenho visto e creio que o meu fiel leitor também, seriam uma série de eventos relacionados principalmente a proteção ambiental natural, e muitos eventos visando a proteção de florestas e recursos hídricos.

Eu jamais posso discordar da preocupação do homem com as florestas, porem eu não posso aceitar que o meio ambiente seja tratado como uma simples ação de proteger o natural ou seja incentivamos o uso sustentável das florestas, dos rios dos lagos e etc. etc. etc., e o que fazemos com o ser humano que está morrendo de fome? Ou países que estão fadados ao desparecimento em função do aquecimento global? Ou quem sabe o colapso que esta as portas em função da péssima gestão com relação ao uso da agua?

Pois é caro leitor a coisa vai muito além de plantar uma arvore, ou inserir um mergulhador para extrair sedimentos do fundo do corpo receptor, nós precisamos investir em educação ambiental enquanto ainda há tempo, queridos amigos ninguém absolutamente ninguém é obrigado a entender de questões ambientais, porém é importante que sejam feitos esforços no intuito de passar para a população do que realmente se trata a preservação ambiental. Está na hora de mudarmos nossos conceitos e ao lado da preservação natural, sejam inseridos tanto a preocupação com o desenvolvimento econômico, quanto ações de responsabilidade social.

É óbvio que as questões ambientais passam pela proteção da fauna da flora, mas não podemos tirar desse conceito ou perder o foco para o ser humano, hoje temos países, cidades e municípios que vivem a verdadeira miséria endêmica e o que estamos fazendo? É meus amigos endêmico não é só o mico leão dourado, também existem outras coisas que são endêmicas, por isso as políticas ambientais sejam públicas ou privadas, devem visar o desenvolvimento sustentável, pois essa sim é uma forma de preservação que perpassa por todas as área, como realmente só o meio ambiente consegue fazer, por isso meus amigos a gestão ambiental é a forma multidisciplinar de ver as questões ambientais, não podemos somente nos preocupar com uma parte do ambiente, mas sim com todas.

O ser humano precisa aprender coisas novas e eu me incluo nessa relação, precisamos entender que tratar de questões ambientais como um todo significa tentar prolongar o tempo de vida útil (para nós) desse castigado planeta.

Creio que o leitor esteja perguntando mas e o dia do meio ambiente? Sim esse que foi criado desde 1972 em Estocolmo, onde a ONU(Organização das Nações Unidas), definiu o dia 05 de junho como o dia internacional do meio ambiente, porém não para por ai, existem um tema e um pais sede, e eu muito pouco vejo pessoas falando sobre isso, a coisa tem um cunho de instrução, ninguém chega a pais sede do dia do meio ambiente a toa, algo esse pais fez, assim como o tema e de suma importância para todos, e vai muito além de plantar algo, ela passa por sobrevivência, por qualidade de vida.

Esse ano a cidade sede foi Barbados na América central e o tema foi “Aumente sua voz e não o nível do mar”, sim por que alguns dos pequenos países insulares em desenvolvimentos estão fadados a desaparecerem se o nível do mar atender as expectativas dos pesquisadores, ou seja, esses países são ilhas que sumirão do mapa, caso a matriz energética do mundo não seja modificada, caso as indústrias, carros e nós continuemos queimando e emitindo CO2 sem controle, ou quem sabe o homem continue desmatando sem se preocupar com o amanhã, por isso meus amigos dentro desse breve resumo eu tentei alertar para o problemas relacionado as questões ambientais, e sempre que você caro leitor ver uma atitude voltada para a preservação ambiental, verifique bem qual o cunho que a mesma tem, se realmente é de preservação ou de auto valorização.

Meio ambiente é coisa séria!!!

Eu sou Charles Domingues - Químico / Gestor Ambiental / Especialista Saneamento Ambiental / Especialista Engenharia ambiental / Especialista em águas / Perito ambiental / Mestrando em gestão e auditorias ambientais.

Não deixe de ler o meu blog: www.charlesdomingues.blogspot.com
www.facebook.com/cvdomingues /Twitter; @charlesdomingue

0 comentários:

- |