Pular para o conteúdo principal

Passando a limpo. Por Charles Domingues




O QUE REALMENTE É O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Caro amigo leitor, aproveitando que o planeta realizou várias e várias comemorações relacionadas ao tema meio ambiente, onde no dia 05 foi comemorado em várias cidades do mundo o dia internacional do meio ambiente.

Mas se eu perguntar o que realmente significa o dia 05 de junho, muitos eu tenho certeza irão dizer que é o dia de proteger o meio ambiente, porem o que eu tenho visto e creio que o meu fiel leitor também, seriam uma série de eventos relacionados principalmente a proteção ambiental natural, e muitos eventos visando a proteção de florestas e recursos hídricos.

Eu jamais posso discordar da preocupação do homem com as florestas, porem eu não posso aceitar que o meio ambiente seja tratado como uma simples ação de proteger o natural ou seja incentivamos o uso sustentável das florestas, dos rios dos lagos e etc. etc. etc., e o que fazemos com o ser humano que está morrendo de fome? Ou países que estão fadados ao desparecimento em função do aquecimento global? Ou quem sabe o colapso que esta as portas em função da péssima gestão com relação ao uso da agua?

Pois é caro leitor a coisa vai muito além de plantar uma arvore, ou inserir um mergulhador para extrair sedimentos do fundo do corpo receptor, nós precisamos investir em educação ambiental enquanto ainda há tempo, queridos amigos ninguém absolutamente ninguém é obrigado a entender de questões ambientais, porém é importante que sejam feitos esforços no intuito de passar para a população do que realmente se trata a preservação ambiental. Está na hora de mudarmos nossos conceitos e ao lado da preservação natural, sejam inseridos tanto a preocupação com o desenvolvimento econômico, quanto ações de responsabilidade social.

É óbvio que as questões ambientais passam pela proteção da fauna da flora, mas não podemos tirar desse conceito ou perder o foco para o ser humano, hoje temos países, cidades e municípios que vivem a verdadeira miséria endêmica e o que estamos fazendo? É meus amigos endêmico não é só o mico leão dourado, também existem outras coisas que são endêmicas, por isso as políticas ambientais sejam públicas ou privadas, devem visar o desenvolvimento sustentável, pois essa sim é uma forma de preservação que perpassa por todas as área, como realmente só o meio ambiente consegue fazer, por isso meus amigos a gestão ambiental é a forma multidisciplinar de ver as questões ambientais, não podemos somente nos preocupar com uma parte do ambiente, mas sim com todas.

O ser humano precisa aprender coisas novas e eu me incluo nessa relação, precisamos entender que tratar de questões ambientais como um todo significa tentar prolongar o tempo de vida útil (para nós) desse castigado planeta.

Creio que o leitor esteja perguntando mas e o dia do meio ambiente? Sim esse que foi criado desde 1972 em Estocolmo, onde a ONU(Organização das Nações Unidas), definiu o dia 05 de junho como o dia internacional do meio ambiente, porém não para por ai, existem um tema e um pais sede, e eu muito pouco vejo pessoas falando sobre isso, a coisa tem um cunho de instrução, ninguém chega a pais sede do dia do meio ambiente a toa, algo esse pais fez, assim como o tema e de suma importância para todos, e vai muito além de plantar algo, ela passa por sobrevivência, por qualidade de vida.

Esse ano a cidade sede foi Barbados na América central e o tema foi “Aumente sua voz e não o nível do mar”, sim por que alguns dos pequenos países insulares em desenvolvimentos estão fadados a desaparecerem se o nível do mar atender as expectativas dos pesquisadores, ou seja, esses países são ilhas que sumirão do mapa, caso a matriz energética do mundo não seja modificada, caso as indústrias, carros e nós continuemos queimando e emitindo CO2 sem controle, ou quem sabe o homem continue desmatando sem se preocupar com o amanhã, por isso meus amigos dentro desse breve resumo eu tentei alertar para o problemas relacionado as questões ambientais, e sempre que você caro leitor ver uma atitude voltada para a preservação ambiental, verifique bem qual o cunho que a mesma tem, se realmente é de preservação ou de auto valorização.

Meio ambiente é coisa séria!!!

Eu sou Charles Domingues - Químico / Gestor Ambiental / Especialista Saneamento Ambiental / Especialista Engenharia ambiental / Especialista em águas / Perito ambiental / Mestrando em gestão e auditorias ambientais.

Não deixe de ler o meu blog: www.charlesdomingues.blogspot.com
www.facebook.com/cvdomingues /Twitter; @charlesdomingue

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.