Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cabo Frio inicia Campanha de vacinação contra gripe segunda-feira


Em Cabo Frio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, começou na última segunda-feira (25/4), em todos os postos de saúde do município. A campanha acontece até o dia 20 de maio, mas o Dia “D” será realizado no sábado (30/4) deste mês, quando todos os postos de saúde também estarão funcionando.

Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. A vacina é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
“A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe", afirma a Coordenadora de Imunização de Cabo Frio”, Patrícia Freitas.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe.

Em Cabo Frio, 45 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários e a meta é alcançar uma cobertura de 80% em cada grupo. É importante lembrar que as vacinas serão distribuídas para as unidades de saúde na segunda, dia 25, data de início da campanha, e cada posto de saúde tem o seu horário de funcionamento.

“Não precisa ter corrida às unidades de saúde porque tem vacina para atender toda a população prioritária. Na segunda-feira, como será o dia em que a vacina será distribuída, pode ser que ocorra um atraso no período na manhã, mas nada que atrapalhe a vacinação”, concluiu Patrícia.


Matéria: Alexandra Oliveira

0 comentários:

- |