Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Afinal, essa Janaína é louca ou o quê? Por Carlos Viveiros


Afinal, essa Janaína é louca ou o quê?

Não me incluo entre aqueles que consideram esta moça (Janaína) uma "louca, desequilibrada ou instável"... Ao contrário, vejo muita "mise-en scéne",  em palcos que ela julga adequados (tribunas). Seu estilo histriônico não tem nada de "fúria louca"(risos).

Curiosamente, Janaína utiliza em suas "performances", elementos de nosso "sincretismo religioso" (o fervor, assim como a palavra, são elementos primordiais na profissão da Fé): - Em suas "apresentações", ela utiliza atitudes encontradas em pregações "pentecostais"(sua primeira aparição, foi notável neste aspecto) ou qdo diz que seu líder espiritual é um padre(católico), mas se declara espírita(sic).

Tudo "jogo de cena". Se diz movida por um "senso de dever", para logo depois admitir (e declarar) ter recebido dinheiro para impetrar a ação do Impeachment. Até o valor declarado (45 mil reais) está carregado de forte simbolismo (45, é o número da "Turma da Tucanagem", o PSDB).

O discurso raso ("combater todas as ditaduras da América Latina"), é apenas parte daquilo que em Marketing Político se conhece como "discurso pra dentro"(que é quando se pronuncia para o seu próprio público-alvo, ávido por aquele tipo de discurso).

Ela está apenas se dirigindo ao seu público, à sua platéia. Janaína e Moro, formam agora uma espécie de "Casal 20" da Direita(fascista) Brasileira e de seus devotos seguidores.

Não tenho dúvidas, tb de que ela é "fraca"... O seu debate com o senador Randolfe foi pródigo e épico(risos). Mas, não devemos nos iludir. "Ganhar discursos" ou "contendas verbais", não vai nos ajudar a trazer a nossa "Democracia Sequestrada". A Elite Golpista não está nem aí pra isso.

Seus métodos e recursos pra efetivarem o Golpe são baixos e nada sutis. E finalizando,
não nos iludamos com a “performance” da moça. Ela é apenas mais uma, no inesgotável “arsenal de kamikazes” da Elite Golpista, aliada ao tenebroso:

 #SindicatoDeLadrõesGolpistas.

“Eles” continuarão a atacar a Democracia, por lá. E nós, continuaremos a defendê-la, por cá.  E sigamos na Luta.

Forte abraços

(Este texto e considerações, decorreram de algumas horas de papos frutíferos com o mercadólogo e cientista político, Luiz Barbosa Neves. Eu os dedico então, a ele).

Do Blog Cartão Vermelho:


Carlos Viveiros é arquiteto e mercadólogo e compõe o quadro fixo de cientistas políticos da Factum Instituto de Pesquisa, já tendo realizado junto ao instituto mais de 50 meses de debates em pesquisa qualitativas. 

0 comentários:

- |