Pular para o conteúdo principal

Prefeituras definem ações após contenção de mancha de óleo




O coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, participou nesta segunda-feira (8) de uma reunião com os secretários de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, e de Armação dos Búzios, Hamber Carvalho, para discutir as medidas a serem tomadas após a contenção da mancha de óleo que atingiu praias dos três municípios.

“Quem tem o poder de multar a Petrobras é o Ibama, que emite as licenças para a atuação da empresa. O que nós do Meio Ambiente das três cidades decidimos foi levar uma proposta para a Petrobras de que seja formada uma Brigada Conjunta, com equipamentos de contenção de óleo e com embarcações, formada por guardas marítimos e ambientais das três cidades, pescadores, canoístas e surfistas, todos capacitados, para que possamos identificar e dar uma resposta rápida quando incidentes como este acontecerem e ameaçarem o nosso meio ambiente.  O próximo passo para isso será marcar uma reunião com o Ministério Público Federal para que essa exigência seja formatada como uma contrapartida aos danos causados por este acidente”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria do Ambiente, em Arraial do Cabo e coube ao secretário cabista a explanação sobre os detalhes do acidente ambiental.

“Felizmente houve uma resposta rápida dos três municípios e a pronta intervenção dos órgãos ambientais, como Ibama, Inea e ICMBio.  Podemos afirmar que a enseada conhecida como ‘Saco do Cherne’ salvou nossas praias de um estrago maior, pois a mancha de óleo ficou ‘presa’ nesse local e ali foi feita a contenção e é onde estão concentradas as ações.  O óleo, segundo a Petrobras, é proveniente de um reservatório do campo de Marlim Leste, que sofreu uma fissura e vazou. Essa identificação foi possível porque cada óleo tem o seu ‘DNA’ próprio, ou seja, é possível rastrear sua origem.  Por não ser um óleo novo, ele veio nessa forma de ‘pelotas’, com menor potencial de danos”, explicou.

O coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio explicou que o fenômeno da ressurgência contribuiu para que as praias da cidade fossem menos atingidas.
“A mancha veio pela corrente da ressurgência e, ao contornar a Ilha dos Porcos, em Arraial do Cabo, no seu trajeto natural, acabou ficando presa no ‘Saco do Cherne’. Isso explica porque ela atingiu praias de Búzios e Arraial do Cabo com maior intensidade. Foi descartada a possibilidade do vazamento ter sido originado pelo Navio-Sonda que esteve em frente à Praia do Forte na semana passada, pois a Capitania dos Portos confirmou que a embarcação foi autorizada a tirar fotos do fundo do mar naquele ponto”, afirmou.

As equipes da Petrobras continuam no trabalho de limpeza das praias dos três municípios e de contenção da mancha na Enseada do Cherne, e foi acertado que continuarão com as ações até a véspera da Semana Santa, para garantir a limpeza das praias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.