Pular para o conteúdo principal

ABI pede celeridade na investigação sobre mortes de dois jornalistas em menos de um mês no interior do RJ


O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Domingos Meirelles, pede celeridade na investigação das mortes de dois jornalistas em menos de um mês em Maricá (RJ). O pedido foi feito por meio de uma nota oficial emitida pela ABI na noite desta quarta-feira (19).

"O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem o dever de investigar e identificar rapidamente os responsáveis por essas duas execuções sob pena de conivência com a espiral de violência que se apossou da região onde ocorreram os assassinatos", diz ABI.

Por meio de nota, a ABI falou ainda sobre o importante papel do Governador Wilson Witzel no acompanhamento deste caso.

"O Governador Wilson Witzel, como ex-juiz criminal, tem ainda o compromisso moral de impedir que essas duas mortes fiquem impunes. Sua Excelência precisa acelerar as investigações para que os autores e mandantes desses crimes sejam presos e submetidos aos rigores da lei", diz a nota da ABI.

O G1 aguarda resposta do Governo do Estado para saber quais medidas estão sendo tomadas.
No documento, a ABI expressou ainda "repúdio e perplexidade" com o assassinato do jornalista Romário da Silva Barros, de 31 anos, fundador do site Lei Seca Maricá.


Romário foi morto a tiros em Maricá, RJ, na noite desta terça-feira (19) — Foto: Reprodução / Facebook / RomarioBarrosOficial

Ele foi baleado com três tiros na cabeça, na noite de terça-feira (18). O jornalista foi enterrado na tarde desta quarta após cortejo em carro oficial do Corpo de Bombeiros.

"Não é crível que esta seja a segunda execução de jornalistas, em menos de um mês, no Município de Maricá", diz a ABI.

Em 25 de maio, o jornalista Robson Giorno foi baleado e morto na porta de casa, no bairro Boqueirão. Ele era dono do jornal "O Maricá".

"A ABI entende que assassinatos e agressões contra jornalistas, seja qual for a sua natureza, representam grave ameaça à liberdade de imprensa e ao Estado Democrático de Direito. As duas execuções se revestem de uma significação ainda mais brutal por terem sido praticadas no mesmo município, num curto espaço de tempo".


O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e a Deputada Estadual Zeidan, se reuniram nesta quarta com o Secretário de Estado da Polícia Civil, Delegado Marcus Vinícius de Almeida Braga, na sede da Chefia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Prefeitura de Maricá, foi pedido total empenho nas investigações das mortes envolvendo os jornalistas. Durante a reunião, o prefeito Fabiano Horta afirmou que: "é inaceitável ataques a jornalistas e o crescimento da violência".


Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.