Pular para o conteúdo principal

SÃO PEDRO DA ALDEIA BATE RECORDE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM 2019


O município de São Pedro da Aldeia é destaque na geração de novos postos de trabalho em 2019, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Dos sete municípios da Região dos Lagos, a cidade foi a que apresentou o saldo mais positivo no primeiro quadrimestre do ano. Ao todo, foram registradas 1.668 contratações com carteira assinada, entre janeiro e abril deste ano, e 1.432 demissões, o que significa a criação de 236 novas vagas formais de trabalho – o melhor desempenho alcançado no mesmo período, nos últimos seis anos. A marca é mais do que o dobro do número calculado em 2018, quando o município fechou o ano com 64 empregos gerados.


Para o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o resultado positivo se deve, principalmente, à uma política focada no desenvolvimento econômico do município, que tem sido facilitador para a chegada de novas empresas. “De 2013 a 2018, no governo do prefeito Cláudio Chumbinho, foram abertas 3.540 empresas, o que dá uma média de duas empresas abertas por dia na cidade. Somente no primeiro quadrimestre de 2019, 339 empresas foram inauguradas em São Pedro da Aldeia. Além disso, nós superamos a média de tempo para a abertura de uma empresa no município, pela Junta Comercial, de dois para 2.26 dias. São Pedro da Aldeia hoje está na contramão de tudo o que se tem visto no Estado e isso graças ao entendimento e ao trabalho do prefeito, junto a todas as equipes, reconhecendo a importância da iniciativa privada no fomento da nossa economia e da geração de emprego e renda”, disse.

Na contramão do cenário regional e estadual, São Pedro da Aldeia chegou ao quarto mês do ano com maior número de contratações do que demissões. Somente no mês de abril, 111 empregos formais foram abertos na cidade. O resultado é a diferença entre o número de admissões, que totalizaram 387, e de desligamentos que somaram 276 pessoas, no período. Já no Estado do Rio de Janeiro, a taxa de desemprego subiu para 15,3% no primeiro trimestre de 2019, atingindo 1,358 milhão de pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


De janeiro a junho deste ano, 339 novas empresas foram abertas em São Pedro da Aldeia, o que significa uma média de 2.26 novas firmas abertas a cada dia. Pela Junta Comercial aldeense, a média para a abertura de uma empresa é de 2.26 dias. O tempo supera, ainda, a média estadual. “Na Junta Comercial do Estado, a estimativa é de 5 dias”, complementou o secretário. Somente em 2018, foram 824 novos negócios instalados no município. Desde 2013, mais de 24 mil pessoas foram contratadas com carteira assinada na cidade, o que coloca São Pedro da Aldeia nas posições superiores no ranking das cidades do Estado do Rio de Janeiro que mais geram empregos. O assunto foi tema de entrevista concedida nesta quinta-feira (06) pelo secretário de Governo à TV Record.



Segundo Eronildes, a criação dos polos comerciais e industriais, a localização estratégica, os incentivos fiscais e as cessões de terrenos públicos podem ser atribuídos aos índices favoráveis do município na geração de novas oportunidades de trabalho. “A gente tem grandes âncoras que são os polos logístico, automotivo e industrial instalados aqui, que trouxeram grandes empresas, como a Coca-Cola, a Minas Rio, a Emapel, a Fiat, a Renoult, entre outras. Quando se cria esses condomínios industriais, automaticamente, se traz emprego e renda. A novidade é que nós estamos fechando agora com o grupo do Ceasa, que já está com uma área de mais de 200 mil metros quadrados no bairro São Mateus, próximo ao grupo Sonda. Ao todo, serão 280 boxes instalados e a estimativa é que passem por ali cerca de um milhão de pessoas por mês. Então, a tendência é que todo esse movimento venha para São Pedro da Aldeia. Se Deus quiser, nós vamos conseguir fechar o ano de 2019, por pior que sejam as expectativas no Estado, com a geração de muitos empregos na cidade”, destacou.


          Segundo o balanço oficial do Caged, no primeiro quadrimestre de 2019, São Pedro da Aldeia teve o seu melhor resultado na área de Comércio, com 824 novos trabalhadores empregados, a maior parte pelo setor varejista. Em segundo lugar, aparece o segmento de Serviços, com 621 admissões registradas na área, sendo a maioria dos setores de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação.


            Outro destaque para o ingresso de pessoas no mercado de trabalho tem sido o Banco de Oportunidades Municipal do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT). O órgão, que funciona sob a gestão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, trabalha na captação e encaminhamento de currículos para as empresas interessadas, além fornecer apoio a processos sseletivos e realizar cadastros para o Programa Jovem Aprendiz. Atualmente, o Balcão de Empregos aldeense conta com cerca de 10 mil currículos cadastrados e ativos, incluindo Pessoas com Deficiência, e 500 cadastros atualizados de jovens, entre 14 e 24 anos de idade, em busca do primeiro emprego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.