Pular para o conteúdo principal

Coluna Banzo


RELATÓRIO DA CPI DO HOSPITAL DA MULHER – IRREGULARIDADES, IMPROBIDADES E PROVAS ARROLADAS NA CPI

Visando a missiva de reconstrução dos fatos da forma mais fidedigna possível, possibilitando ao Juízo uma decisão justa com base nas evidências relatadas, a CPI do Hospital da Mulher realizada pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio nos surpreende pelo farto material probatório.

Relacionaremos a íntegra do rol de provas da CPI do Hospital da Mulher

· Livros de Atendimento do Hospital da Mulher NOV/DEZ/2018 e JAN/19

· Livros de Internações do Hospital da Mulher NOV/DEZ/2018 e JAN/19

·  Os Prontuários das gestantes que perderam os bebês

·   Os Livros de Pedidos de Medicamentos

·   Relatório do Farmacêutico Responsável

·   Livro de Óbitos 2017/2018/2019

·   Relatório do Conselho Municipal de Saúde

·   Documentos CREMERJ

·   Jornais Locais

·   Boletins de Ocorrência da 126ª. DP

·   Oitivas realizadas na Câmara de Vereadores de Cabo Frio e ALERJ

Isto posto, passamos a relacionar as IRREGULARIDADES CONSTATADAS, destacando as quais julgamos mais graves por sua importância e as mais grotescas por sua primariedade e simplicidade de solucionar.

·  As fichas de entradas e as fichas de internação são feitas a mão, estando muitas vezes ilegíveis, rasuradas ou com divergência de informações.

·  Há inúmeras denúncias sobre a negativa de acesso ao prontuário médico por parte da gestante ou representante legal.

·  O Relatório do Farmacêutico Responsável afirma que no setor não há sistema informatizado para melhor controle de entrada e saída, não há espaço físico adequado para armazenamento de medicamentos e insumos, e em alguns momentos há falta de formulários para fazer solicitação ao setor competente.

· Há denúncias de que não está sendo garantido à gestante o direito à presença de um acompanhante

·  Falta Médico Obstetra plantonista de quinta-feira

·  Falta Médico plantonista exclusivo para UTI Neo Natal

· Regularização de fornecimentos de medicamentos e insumos hospitalares, visto que a fiscalização identificou falta de diversos itens

·  Falta um Farmacêutico 24 horas na unidade hospitalar

·  Falta leito de RPA – Recuperação Pós Anestésica

·  Inexistência de uma Comissão de revisão de óbitos e revisão de prontuários

Há de se ressaltar que foram encontrados problemas em quase todos os prontuários analisados: falta de legibilidade, falta de carimbo, falta de assinatura das condutas, falta de preenchimento de data e hora, problemas na evolução do paciente, inconsistências entre dados inseridos pelos médicos com aqueles inseridos pelos enfermeiros, falta de descrição de exame físico ou descrição do exame incompleto, atestado de óbito preenchido de maneira incorreta, divergência de terminologia para descrever o mesmo fato, e uso de protocolos sem análise da situação concreta.

E por último o mais alarmante relato:

Mais de 70% dos Atestados de Óbitos foram preenchidos como a causa mortis sento “anóxia intrauterina”. Porém conforme parecer da atual Diretora do Hospital da Mulher Dra. Tânia, a anóxia intrauterina, normalmente não é a causa primária de morte de bebês, mas a consequência de uma determinada patologia.

Não tem como ler e não se emocionar!

Nenhum dos 17 (dezessete) bebês passou por uma necropsia.

Alguém tem que responder por essas vidas!

E quem nomeou também tem que ser responsabilizado!!!

E agora DOUTOR

 Por Marcos Chaves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.