LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

segunda-feira, 24 de junho de 2019

AÇÃO EM PROL DO MEIO AMBIENTE RECOLHE MAIS DE 500KG DE LIXO EM ORLAS ALDEENSES


O sábado (22) começou diferente para um grupo de voluntários em São Pedro da Aldeia. O Projeto Arvorecer, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, e a ONG Mar Sem Lixo prepararam uma mobilização em prol do meio ambiente. As orlas da Praia Linda e do Balneário São Pedro receberam ações voluntárias de educação ambiental, que envolveram limpeza, plantio de árvores e distribuição de mudas frutíferas e ornamentais. Ao todo, foram recolhidos mais de 500kg de lixo, sendo a maioria de material plástico.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a mobilização teve como objetivo aumentar o plantio de árvores no município e, simultaneamente, promover a ação de limpeza com a ONG Mar Sem lixo. "A grande importância desse mutirão, além do aspecto paisagístico, é a questão ambiental. Muito do que a gente sofre hoje, com a sensação térmica muito grande, é em função da área descoberta. Estamos privilegiando o plantio de plantas bem adaptadas ao local e, de preferência, nativas. Nós plantamos algumas espécies que produzem frutos e atraem os pássaros e, assim, vamos conviver com uma ambiente melhor e mais natural", destacou.

O percurso de cerca de 3,5km teve início na orla da Praia Linda, ponto de concentração dos participantes. Os voluntários seguiram em caminhada para o bairro Balneário com luvas e sacos plásticos, para recolherem lixos das orlas e na beira da laguna. “É muito importante envolver sociedade civil com o poder público; o que estamos fazendo é extremamente sério e a geração mais nova estará comprometida se a gente não fizer algo”, comentou Roberto Ramos, um dos organizadores da ONG Mar Sem Lixo.

Entre os voluntários, estiveram Mirian Barros, Patrícia Xavier e Aline do Rosário, da Comissão de Meio Ambiente da 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), que avaliaram a iniciativa de forma positiva. “É um exemplo que todos devem seguir, isso incentiva as demais pessoas a participarem dos próximos eventos e no seu dia a dia também, passando para os filhos, os amigos. Hoje, nós estamos plantando e vamos colher no futuro”, destacou Patrícia Xavier.

A ação deste sábado também contou com a participação das Associações de Moradores da Praia Linda e do Balneário, de alunos da E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta, na Praia Linda, do Grupo Escoteiro aldeense e de profissionais da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, além da Guarda Ambiental. O secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto, e representantes da concessionária Prolagos também prestigiaram a ação.

Os tipos de árvores utilizadas no mutirão de plantio e na distribuição foram os ipês amarelo e roxo, a palmeira imperial e a castanheira.

O evento foi fruto da união entre Prefeitura aldeense, iniciativa privada e sociedade civil organizada. A atividade marcou a segunda grande ação do Projeto Arvorecer em São Pedro da Aldeia, que tem como objetivo ampliar as áreas verdes do município por meio do plantio de árvores nativas. 



0 comentários:

- |