Pular para o conteúdo principal

“ISOGNOMON BICOLOR” UM PROBLEMA AINDA DESCONHECIDO PARA A LOCALIDADE


Vamos compreender como as coisas podem mudar de “um dia para o outro”?

Primeiro; o que é o organismo Isognomon bicolor?

Isognomon bicolor é um bivalve (duas conchas) encontrado em substratos consolidados (pedras e etc..). É uma espécie invasora. Recentemente a espécie foi (re) descrita para o litoral brasileiro, sendo indicada sua instalação na região sudeste/sul do país. Segundo alguns cientistas, a invasão e a expansão populacional deste molusco teria ocorrido nas últimas duas décadas.

Como chegou “aqui”?

O provável vetor na introdução dessa espécie na costa brasileira é a água de lastro de navios cargueiros e petroleiros internacionais.

O que é água de Lastro?

Água que vem nos porões dos navios para dar a sustentação quando este vem sem sua carga visando obter a carga aqui.

Como esta espécie sobrevive após invadir um local onde ela nunca viveu?

O estabelecimento de uma espécie está relacionado com as condições do ambiente invadido, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das estratégias de competição (espaço e alimento) com as espécies residentes (nativas).

Qual espaço que ela ocupa na natureza?

Costões com alta energia de ondas (costões – barreiras ou locais com pedras - batidos) pode ser encontrado ocupando fendas e em locais menos batidos ocupam toda uma faixa com grande densidade populacional.

Para ela “ser de fora” e ocupar uma nova região ela deve se instalar no “lugar de quem”?

Pois é, esta é grande questão e o grande problema. Ocupando a faixa dos costões rochosos esta espécie ocupa principalmente o lugar dos mexilhões (mariscos) conhecidos cientificamente como Perna perna.

Qual o problema então?

Alem do problema ecológico quebrando a cadeia alimentar de outras espécies que procuram esta espécie como alimento. Temos o problema econômico que este relacionado ao problema ecológico. O extrativismo de pescadores artesanais e o comércio desta iguaria podem sofrer sérios retrocessos se realmente esta espécie se estabelecer e vigorar daqui para frente.

Onde se encontram em nossa região?

Ai é uma questão fácil de responder. Já estão presentes nos mais diferentes ambientes marinhos de nossa região e municípios. Ilhas, costões rochosos nas praias e até na laguna de Araruama em suas regiões mais marinhas como na entrada da boca da barra e ao longo de alguns pontos no canal do Itajurú.

Como combater?

A literatura especializada comenta várias estratégias como: o estudo de sua biologia e ecologia (predadores naturais e épocas de reprodução; por exemplo), colaboração dos pescadores artesanais na coleta especifica destes organismos, fiscalização e aplicação de leis já existentes em navios cargueiros e petroleiros e outras tantas forças tarefas.

Bem amigos, por hoje é só. Esperamos ter contribuído. Obrigado e fiquem com Deus. Encontre-nos para bater um papo nas mídias sócias como instagram e facebook.


Jailton Dias Nogueira Junior- Biólogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.