Pular para o conteúdo principal

Respeitável Público - "Brasil da Gambiarra - Religião". Por Manoel Atanásio


Pecado, talvez essa pequena palavra seja a causadora de tanta discórdia entre as religiões no nosso país, o que é visto como pecado para uns, pode não ser pecado para outros e neste impasse a confusão está formada.

Nós somos um país de brincadeira, tudo aqui é uma mentira, o dinheiro é uma mentira, as profissões são uma mentira, os relacionamentos são uma mentira e a vida é uma mentira, o brasileiro não sente orgulho de si e por essa razão não pode respeitar e nem ser respeitado e é neste cenário que surge a religião de cada um, talvez para preencher esse vazio existencial.

É exatamente aí que todo problema começa, numa disputa acirrada para conquistar cada vez mais e mais  membros, alguns pseudos líderes estimulam a violência verbal e até mesmo física contra quem não comunga da mesma fé, fazendo das religiões verdadeiras casas de espetáculos e campos de batalha.

Por outro lado estes líderes também estimulam o medo, usando ardilosamente o desconhecido que é nada mais nada menos que o inferno. 

Na década de 80, para cada 13 terreiros de candomblé  ou umbanda existia 1 templo de igreja evangélica e a convivência era aparentemente tranquila. Sempre predominou nos terreiros os atabaques, as danças e os sacrifícios e isto não era bem visto pelos evangélicos. Nos terreiros eram facilmente encontrados homossexuais que moravam lá e que serviam a religião, isto se dava por uma simples razão, até o meado dos anos 90 o homossexualismo era reprimido veementemente pela sociedade (não que hoje não seja, naquela época era bem pior) e para esta sociedade, ter alguém na família que tivesse amor e preferências sexuais por outras pessoas do mesmo sexo era doença que se curava com as maiores atrocidades que se possa imaginar, isto ia desde uma surra violenta, cárcere privado e abandono pela família e assim essas pessoas só encontravam abrigo e uma mão estendida nos terreiros de umbanda ou candomblé e ali aprendiam a religião e a seguia. 

Fato que poucas pessoas sabem e que durante muito tempo foi usado contra os umbandistas e candomblecistas que levaram a fama de ordenar aos demônios que possuíssem essas pessoas e fizessem com que se tornassem homossexuais. 

No final da década de 80 e início dos anos 90 algo muito estranho surge no cenário evangélico, fortes rumores que na Igreja Universal do Reino de Deus os pastores sabatinavam os demônios e depois os expulsavam. Muitos curiosos começaram a frequentar o pequeno templo do bairro da abolição no rio de janeiro, enquanto líderes de outras denominações se juntavam para escarnecer e apontar o dedo para Edir Macedo e sua forma descontextualizada de pregar o evangelho, a universal crescia cada vez mais e Macedo não levava em conta o que falavam em relação ao seu modo de pregar ou doutrinar a sua igreja e enumeradas vezes vociferava nos púlpitos dizendo que a inveja era grande e que os líderes das igrejas frias perseguiam o seu chamado. Não demorou muito para que os cultos feitos no maracanã com milhares de pessoas e as posses cada vez mais crescente da igreja universal chamassem a atenção dos outros líderes, que como naquele velho ditado que diz: "quem não pode com ele, junte-se a ele" , acabaram timidamente adotando as mesmas práticas da universal e hoje praticam as mesmas ações, seja nas campanhas espirituais, exagero no pedido de ofertas, testemunhos mirabolantes e outras coisitas. Desta maneira os terreiros foram diminuindo e para cada 8 igrejas havia somente 1 terreiro. Na minha opinião isso se deu por um simples fator, as igrejas passaram a praticar o que os terreiros sempre praticavam, geralmente os frequentadores destes terreiros iam lá para pedir. Pediam riquezas, pediam relacionamentos, pediam e pediam, em troca praticavam os sacrifícios exigidos. Não é diferente nos dias de hoje dentro da maioria das igrejas, muitos só vão buscar a benção não se importando muito com que a bíblia sugere, que é buscar a salvação. O que se vê nos dias de hoje é um verdadeiros escárnio aos preceitos bíblico. Arrogância, fingimentos, mentiras, fé sugestionada, falta de respeito e um certo ar de superioridade em relação as outras religiões. 

Porém, como tudo que cresce desordenadamente, com vaidade e busca financeira exagerada não demorou para estourar os escândalos e brigas entre os líderes evangélicos, não é só isto, hoje em dia qualquer pessoa ou grupo pode abrir uma igreja e buscar o público alvo que geralmente não conhece a bíblia e só quer se beneficiar das ditas bênçãos, fato é que em nada mudam, continuam as mesmas pessoas com as mesmas manias, vícios e desejos, só que acreditando que se servirão do céu, pois frequentam cultos, se vestem como crentes, sabem cantar alguns louvores e pronto, isto basta, pois o amuleto não é um pé de coelho ou figa de madeira, nada disso, o amuleto é frequentar os cultos, dar lição de moral e no desbaratino mostrar o que nunca deixou de ser.

Não entenda minhas palavras como um julgamento, pois não é! Minhas palavras são constatações do que se apresenta todos os dias, em qualquer lugar e a qualquer hora, zumbis que se agarram a qualquer religião para se mostrar superior ao seu semelhante e julgá-los ferozmente. Seja qual for a sua crença ou a falta de uma, eu lhe aconselho, aja com o coração, seja você, aprenda sobre o que você quer seguir e o resto será apenas o resto. Antes de encerrar vou pedir a você leitor que faça o seguinte teste. Tente passar 24 sem mentir, sem enrolar ninguém, sendo você, estendendo a mão a quem precisar, sendo generoso, busque compreender o próximo, respeite a todos e seja sincero. Particularmente eu duvido que você consiga, isto por uma simples razão. Vivemos em uma sociedade vingativa e maldosa, e eu, você e todas as outras pessoas somos reflexo dela. 

OBS: Quando compreenderes que pecado é o que cada um de nós praticamos a cada segundo do nosso dia a dia, então entenderás que todos somos iguais. 

Manoel Atanasio da Silva Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.