Pular para o conteúdo principal

Plano de Mobilidade Urbana é sancionado em Cabo Frio, no RJ


O Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi sancionado nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Dr. Adriano Moreno (Rede). Segundo o município, o plano terá ações de curto, médio e longo prazo.

De acordo com a Prefeitura, oito produtos estão compilados no plano, sendo eles: Acessibilidade, Planejamento Cicloviário, Transporte Público Coletivo, Transporte Motorizado Individual, Mobilidade e Turismo, Infraestrutura e Planejamento Urbano, Educação para o Trânsito e Transporte de Cargas.

Ainda segundo o município, pesquisas foram realizadas em 60 pontos da cidade onde foram computados o número de bicicletas, de veículos de passeio, motocicletas, ônibus e caminhões. A pesquisa foi o ponto de partida para a idealização do plano.

De acordo com o plano, as ações de curto prazo vão conectar e sinalizar as vias de ciclismo existentes para trazer segurança para ao usuários. A médio e longo prazo, o município planeja a instalação de novos trechos de ciclovias e ciclofaixas interligando os bairros.

Para o Plano de Mobilidade, segundo o município, a cidade foi dividida em 5 regiões compostas por bairros vizinhos e que apresentam semelhanças na estrutura organizacional, chamadas de centralidades. Os bairros são São Cristóvão, Jardim Esperança, Centro, Tamoios e Peró.

O município diz que a publicação do Plano no Diário Oficial e na portal da Prefeitura na internet será feita ainda nesta semana.

Veja o que prevê o plano:

·         No prazo de 0 a 2 anos: revitalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes são 35 km mal sinalizados e sem segurança ao ciclista.
·         No prazo de 2 a 5 anos: propõe a construção de novas ciclovias, em ambos os distritos, totalizando uma nova malha cicloviária de aproximadamente 160 km.
·         No prazo de 5 a 10 anos: a integração do sistema cicloviário ao transporte coletivo público, possibilitando a intermodalidade.
·          
Estações de bicicletas compartilhadas

A Prefeitura informou ainda que a intermodalidade é pensada para integrar o uso de bicicleta e do transporte público propondo, por exemplo, a criação de um espaço nos pontos de ônibus para que bicicletas sejam guardadas.

"O morador pode sair de casa de bicicleta e, através de uma ciclovia e ciclofaixa, chegar em segurança até um ponto de ônibus e completar seu trajeto. O mesmo acontece no sentido inverso, com a implantação de estações de bicicletas compartilhadas em pontos de ônibus ou próximos deles", disse o município em nota.


 Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tribunal do Tráfico decapita Homem na noite deste sábado na Favela do Lixo em Cabo Frio

Um crime bárbaro acaba de acontecer na noite deste sábado (23/05) em uma das maiores comunidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, bairro Manoel Corrêa mas conhecido como Favela do Lixo em Cabo Frio. Segundo informações de populares que preferiram manter o anonimato, um homem chamado Matheus teria sido torturado pelo Tribunal do Tráfico e em seguida foi decapitado, o motivo do crime seria por Matheus ser informante da polícia, na linguagem do crime ele seria um X9. A Polícia Militar está nesse momento fazendo levantamento do crime e pegando a identificação completa da vítima, até o momento não foi lavrada a ocorrência, e traremos mais informações conforme o andamento das investigações. As imagens são fortíssimas e não recomendada para pessoas sensíveis.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

  O LOBO EM PELE DE CHACAL!   “TSE defere candidatura e José Bonifácio tomará posse como Prefeito de Cabo Frio” “Em decisão monocrática o Ministro Alexandre de Moraes deferiu o recurso de José Bonifácio” Na sexta-feira (18/12) por volta das 18:00 horas as manchetes acima surpreenderam alguns incautos cabofrienses, e deixaram duas sérias indagações no ar: - O que motivou o Ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, a evitar o julgamento pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral? - A séria motivação impeditiva deixou de existir apenas duas horas depois de iniciado o “recesso” do tribunal?   Bem... o editorial do Blog Cartão Vermelho não possui todas as respostas, porém, cumprindo sua principal missão de trazer luz aos fatos, assinala agora a ação vil, perdulária e principalmente venal que acometeu a defesa do Sr. José Bonifácio.   Os advogados que patrocinaram a causa de Zezinho, fazem parte de uma bancada respeitadíssima nacionalmente, é uma das mais cara