Pular para o conteúdo principal

Plano de Mobilidade Urbana é sancionado em Cabo Frio, no RJ


O Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi sancionado nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Dr. Adriano Moreno (Rede). Segundo o município, o plano terá ações de curto, médio e longo prazo.

De acordo com a Prefeitura, oito produtos estão compilados no plano, sendo eles: Acessibilidade, Planejamento Cicloviário, Transporte Público Coletivo, Transporte Motorizado Individual, Mobilidade e Turismo, Infraestrutura e Planejamento Urbano, Educação para o Trânsito e Transporte de Cargas.

Ainda segundo o município, pesquisas foram realizadas em 60 pontos da cidade onde foram computados o número de bicicletas, de veículos de passeio, motocicletas, ônibus e caminhões. A pesquisa foi o ponto de partida para a idealização do plano.

De acordo com o plano, as ações de curto prazo vão conectar e sinalizar as vias de ciclismo existentes para trazer segurança para ao usuários. A médio e longo prazo, o município planeja a instalação de novos trechos de ciclovias e ciclofaixas interligando os bairros.

Para o Plano de Mobilidade, segundo o município, a cidade foi dividida em 5 regiões compostas por bairros vizinhos e que apresentam semelhanças na estrutura organizacional, chamadas de centralidades. Os bairros são São Cristóvão, Jardim Esperança, Centro, Tamoios e Peró.

O município diz que a publicação do Plano no Diário Oficial e na portal da Prefeitura na internet será feita ainda nesta semana.

Veja o que prevê o plano:

·         No prazo de 0 a 2 anos: revitalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes são 35 km mal sinalizados e sem segurança ao ciclista.
·         No prazo de 2 a 5 anos: propõe a construção de novas ciclovias, em ambos os distritos, totalizando uma nova malha cicloviária de aproximadamente 160 km.
·         No prazo de 5 a 10 anos: a integração do sistema cicloviário ao transporte coletivo público, possibilitando a intermodalidade.
·          
Estações de bicicletas compartilhadas

A Prefeitura informou ainda que a intermodalidade é pensada para integrar o uso de bicicleta e do transporte público propondo, por exemplo, a criação de um espaço nos pontos de ônibus para que bicicletas sejam guardadas.

"O morador pode sair de casa de bicicleta e, através de uma ciclovia e ciclofaixa, chegar em segurança até um ponto de ônibus e completar seu trajeto. O mesmo acontece no sentido inverso, com a implantação de estações de bicicletas compartilhadas em pontos de ônibus ou próximos deles", disse o município em nota.


 Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.