O Plano
de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi sancionado
nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Dr. Adriano Moreno (Rede). Segundo o
município, o plano terá ações de curto, médio e longo prazo.
De acordo com a Prefeitura, oito produtos estão compilados no
plano, sendo eles: Acessibilidade, Planejamento Cicloviário, Transporte Público
Coletivo, Transporte Motorizado Individual, Mobilidade e Turismo,
Infraestrutura e Planejamento Urbano, Educação para o Trânsito e Transporte de
Cargas.
Ainda segundo o município, pesquisas
foram realizadas em 60 pontos da cidade onde foram computados o número de
bicicletas, de veículos de passeio, motocicletas, ônibus e caminhões. A
pesquisa foi o ponto de partida para a idealização do plano.
De acordo com o plano, as ações de
curto prazo vão conectar e sinalizar as vias de ciclismo existentes para trazer
segurança para ao usuários. A médio e longo prazo, o município planeja a
instalação de novos trechos de ciclovias e ciclofaixas interligando os bairros.
Para o Plano de Mobilidade, segundo o
município, a cidade foi dividida em 5 regiões compostas por bairros vizinhos e
que apresentam semelhanças na estrutura organizacional, chamadas de
centralidades. Os bairros são São Cristóvão, Jardim Esperança, Centro, Tamoios
e Peró.
O município diz que a publicação do
Plano no Diário Oficial e na portal da Prefeitura na internet será feita ainda
nesta semana.
Veja o que prevê o plano:
·
No prazo de 0 a 2 anos: revitalização das ciclovias e ciclofaixas já
existentes são 35 km mal sinalizados e sem segurança ao ciclista.
·
No prazo de 2 a 5 anos: propõe a construção de novas ciclovias, em ambos
os distritos, totalizando uma nova malha cicloviária de aproximadamente 160 km.
·
No prazo de 5 a 10 anos: a integração do sistema cicloviário ao
transporte coletivo público, possibilitando a intermodalidade.
·
Estações de
bicicletas compartilhadas
A Prefeitura informou ainda que a
intermodalidade é pensada para integrar o uso de bicicleta e do transporte
público propondo, por exemplo, a criação de um espaço nos pontos de ônibus para
que bicicletas sejam guardadas.
"O morador pode sair de casa de
bicicleta e, através de uma ciclovia e ciclofaixa, chegar em segurança até um
ponto de ônibus e completar seu trajeto. O mesmo acontece no sentido inverso,
com a implantação de estações de bicicletas compartilhadas em pontos de ônibus
ou próximos deles", disse o município em nota.
Fonte: g1.globo.com
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