Pular para o conteúdo principal

SÉRIE "SÃO PEDRO DA ALDEIA 402 ANOS" - BORDADO E HISTÓRIA SE ENCONTRAM




Os monumentos históricos e as belas paisagens de São Pedro da Aldeia foram inspirações para uma arte de decorar, que utiliza fios e agulhas: o bordado. Para celebrar os 402 anos de fundação da cidade, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos está promovendo a exposição “Bordando nossa história... Fio a fio”, que conta o presente e o passado aldeense por meio das confecções de 25 bordadeiras.

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, o objetivo da exposição é contar a história e a identidade cultural do município aldeense por meio do bordado. “Foi um desejo do nosso coração; nós acompanhamos várias senhoras de São Pedro da Aldeia que têm esse dom e era muito emocionante quando elas começavam a bordar e viam a sua infância ali. Foi um resgate da autoestima e um grande prazer estar com elas”, declarou.

As salas de exposição da Casa da Cultura apresentam lindas peças de bordado, que representam momentos especiais da história aldeense. Logo na entrada, uma arte da Casa da Flor, decorada com miçangas, chama a atenção do visitante. No espaço também é possível ver o caminho da Cruz, o coreto da Praça da Matriz, a Igreja dos Jesuítas, uma arte minimalista da Casa dos Azulejos e poemas, além de referências ao pescado, às procissões marítimas, às salinas e à lagoa, entre outros. O bordado que retrata a Praia da Pitória na década de 60 é um dos responsáveis pelo sentimento de nostalgia que contagia o salão.

“Ganhamos um grupo alinhado, ‘fio a fio’, que não deixa de visitar a Casa da Cultura para ver como a exposição está indo, se os bordados estão sendo vistos. Quero convidar a população para que venha nos prestigiar e conhecer as bordadeiras, será um prazer ter a presença de todos aqui”, completou Edlúcia Marques.

Foram convidadas a integrar a mostra artesãs bordadeiras da cidade, além das alunas do curso de bordado iniciante, que foi promovido pela Secretaria Adjunta de Cultura gratuitamente. Para a criação das peças expostas, as bordadeiras utilizaram desenhos do artista plástico Flávio Rangel.

A exposição “Bordando nossa história... Fio a fio” segue aberta para visitação até o dia 07 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A Casa da Cultura aldeense está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.