Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



Dia Internacional da Água

A água é o principal componente dos organismos vivos e o grande regulador do ambiente.

A presença de água é fundamental para a existência de vida no planeta, uma vez que ela atua como regulador térmico do ambiente, fazendo com que as diferenças de temperatura entre a noite e o dia sejam minimizadas graças a seu alto calor específico.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
A ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

Declaração Universal dos Direitos da Água e os artigos:

Vou postar apenas 3 artigos que eu achei de maior relevância dos 10 que existem, a declaração na integra pode ser vista no site http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/declaracao.html

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

A água e o nosso planeta

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água.

97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
29,7% aqüíferos;
68,9% calotas polares;
0,5% rios e lagos;
0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

Existe uma maquina de fazer água?

Não existe uma coisa que chamamos de ciclo hidrológico

É assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios florestas e a atmosfera.

Simplificando a água evapora das superfícies aquáticas (principalmente) e terrestres, formando as nuvens. Condensa-se e se precipita na forma de chuva, neve ou granizo.
No solo, a água pode percolar (Infiltrar), isto é, atravessar as camadas do solo, atraídas pela força da gravidade, e atingir um lençol freático, de onde chega até um rio ou riacho. Parte da água precipitada pode ser retida pelo solo e absorvida pelas plantas, por seu sistema radicular.

Em lugares frios essa água cai em forma de flocos de neve.

Sobre a superfície, a água da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos e assim, o ciclo da água recomeça, viram como a natureza e perfeita? Quem desequilibra isso tudo é o homem.

Vamos ao nosso dia a dia

A utilização da água no Brasil se divide por:

64%-Irrigação
16%-Agricultura
09%-Abastecimento Urbano
07%-Industrial
03%-Animais
01%-Abastecimento Rural

A poluição hídrica

A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula percola ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.

Desmatamento, pavimentação, utilização de defensivos agrícolas, herbicidas despejos de esgotos resíduos hospitalares e efluentes industriais, eutrofização, diminuição do teor de oxigênio dissolvido nos rios, lançamento de substâncias tóxicas perigosas, poluição atmosférica, resíduos sólidos e represamento das águas, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que modifica a temperatura da água sendo um complicador para os peixes. E mais do que necessário a conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Pois ao contrario do que muitos imaginam, a água é um bem finito e ao contrario do que muitos pensam, ela pode acabar, devido a essa total falta de consciência do ser humano

Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico. (Ethical Consumer / The Ecologist, maio de 2001)

A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, e já passou da hora de por um fim nesse assunto, com atitudes.
Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar a opinião pública para esta situação e criou em de 8 de janeiro de 1997 a  Política Nacional de Recursos Hídricos lei nº 9.433, e com isso  criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, 

Caros leitores a água é um recurso natural de valor inestimável, mais que um insumo indispensável à produção é um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas. No temos o privilegio de estarmos em um pais que ainda existe água em abundância, vejam o exemplo de Cabo Frio, quando tempo a cidade ficou sem água de qualidade? Quantos não foram as pessoas que buscavam água em locais distantes ou compravam água sem saber procedência, hoje a situação é um pouco diferente sei que não para todos, mas isso só aconteceu por que houve uma modificação no modelo de gestão de águas,

Um dos principais focos da PNRH pode ser lido em seu Art. 2º - I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;

Então o que acontecia antes em Cabo Frio era no mínimo uma falta de respeito com a população, pois água existe o que faltava era gestão.

Gente, esta na hora do mundo acordar temos que utilizar a água de forma inteligente, pois senão ela vai acabar, as pessoas não podem fazer o que querem do planeta sem medir conseqüências, não podem sair por ai construindo “mega empreendimentos” dizendo que as ações não impactam o meio, quando eu , nos e eles sabem que o impacto causando não tem medida mitigadora que compense, eu sei que não da pra evoluir se criar impactos é claro, mas vamos preservar o que ainda restou da nossa historia, vamos aproveitar o dia internacional da água para fazer uma reflexão sobre o que estão fazendo com o nosso planeta.

Será que é tão difícil assim fechar a torneira enquanto passamos o detergente Biodegradável nos pratos? Ou será que temos mesmo que passar sabão no corpo com o chuveiro aberto? Por que estão construindo nos lugares mais bonitos e não nos lugares que deveriam ser considerados corretos para este fim?

E o que mais me escandaliza e a tal descarga nos sanitários com água potável, e tanta gente no mundo querendo bebendo água que sai dos sanitários e o pior nem esse tipo de água eles tem. É para e pensar concordam?

Meu nome e Charles Domingues sou Gestor Ambiental/Químico
Não deixe de ler o meu blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.