Pular para o conteúdo principal

Coluna do Demerval Soares.



BRASIL: SEXTA ECONOMIA DO MUNDO; UMA VISÃO REAL, MAS OTIMISTA.

Depois de passarmos 21 anos vivendo sob um regime militar, momento em que fomos cerceados de, dentre várias coisas a liberdade de expressão, do direito democrático de escolher nossos governantes, ou seja, em alguns casos até mesmo de pensar. Tivemos na censura, olhada por vários aspectos, um instrumento capaz de tolher um povo ou um país de caminhar rumo ao desenvolvimento e, conseqüentemente, ao progresso como um todo.  Hoje, 48 anos depois, ainda sentimos na pele a força daquele período, estamos engatinhando no aprendizado democrático, perdemos o embalo, perdemos o insite, crescemos meio que à deriva.

O país que ainda é muito jovem comparado às potências mundiais, sente as privações da época, somos um continente em forma de país, sobra natureza para atrair progressos, faltam mentes equilibradas para conter os aloprados pelo poder, independente de siglas partidárias, a idéia social democrata de uma distribuição de renda e de conhecimento mais equânime emperra na medida em que aumenta a arrecadação e acelera o produto interno bruto do país fazendo o vil metal falar mais alto do que a bandeira do idealismo.

Apesar disso, acredito que nem tudo é tão ruim, reconheço que é inegável que crescemos bastante e os números da economia nos últimos 20 anos são suficientes para afirmar que, sim, avançamos consideravelmente nas questões econômicas. Mas, claro, poderíamos estar em patamares melhores. Ok, dentro de um contexto de crise que se arrasta por boa parte do mundo, conseguimos evoluir e apresentar para grande parte da população condições necessárias para acreditar no país.

É lógico que concordo com aqueles que mostram o noticiário recheado de milhares de pessoas que são vítimas do mau atendimento público e se desesperam aguardando atendimento no SUS; notícias de muitos brasileiros ainda desamparados pelo Estado, muitas vezes passando fome, também chamam minha atenção, ou ainda, os resultados pífios em educação, não só a nível interno, como externo, em que ficamos apenas em 88º lugar no ranking entre todos os países no mundo. Sei que dificilmente não encontraríamos este resultado, pois lamentavelmente não há, ou ainda existe muito pouca política de valorização real à educação, priorizando a qualidade e não a quantidade, sem falar no desrespeito e abandono aos professores.  Mas, se olharmos o Brasil de vinte anos atrás, é nítida a diferença: o desenvolvimento de nosso país tornou muita coisa possível.

E não é difícil descobrir qual é o grande e grave problema do Brasil: A CORRUPÇÃO. Dados preliminares apontam que, só em 2011, por exemplo, só no caso de cinco ministérios investigados pela CGU (Controladoria Geral da União) houve indícios de desvios que somam R$ 1,1 bilhão, fora no âmbito estadual e municipal. Para manter o exercício do tempo, imagine o transcorrer dos últimos 20 anos. Quanto de dinheiro público seguiu o caminho da corrupção em detrimento das reais necessidades do país? Pense adiante: mantendo o mesmo padrão nos próximos 20 anos, quanto ainda será desviado se continuarmos tolerando essas práticas?

Está mais do que claro que para chegarmos a níveis europeus de crescimento, a população brasileira precisa também crescer como sociedade organizada – isso para que tenhamos atitudes que nos dêem o direito de cobrar os governantes. Precisamos seguir em frente como um todo, deixar de apenas ajudar aqueles que estão à margem da sociedade, mas definitivamente trazê-los para dentro dela, sabemos que para combater a pobreza extrema a ajuda social é fundamental, mas não podemos dar a sensação eterna de um assistencialismo que fomenta a pobreza.

Demerval Soares
Bacharel em Administração de Empresas e
Pós-graduado em Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.