Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR.

Ainda muito preocupado com o que vi nesse processo primitivo de limpeza da praça das águas, eu volto a essa coluna, para trazer um pouco mais de informações sobre o processo o qual foi realizado a meu ver de forma totalmente equivocada. Um processo onde ações corretivas de maneira primitiva fizeram com que boa parte da população acreditasse que o procedimento utilizado foi o correto, e mais incrível do que o processo errôneo praticado pela empresa contratada com anuência do município, foram às afirmações que visavam validar tais ações.

Como eu não sou de ferro resolvi trazer de volta a coluna esse assunto, tentando dessa vez ser um pouco mais direto com relação aos equívocos e possíveis consequências, volto a frisar que a critica por mim aqui transcrita, tem a preocupação voltada para a proteção do ser humano que ali circula, as pessoas que limparam de forma indevida o lago, o destino final dos peixes que foram removidos, e por fim com o futuro do lago no caso de os responsáveis continuarem tratando do assunto como se nada estivesse acontecendo, e que tudo isso fosse muito normal. 

Um lago ornamental como a praça das águas foi construído com planejamento de sustentabilidade ambiental haja vista ser um sistema semi-aberto com retorno. Porem a ausência de um tratamento específico foi o grande responsável pelo crescimento excessivo de algas, o que além de prejudicar a estética também afetou a recreação haja vista essa ter sido a ideia inicial. Muitas das algas que se proliferam podem ser extremamente tóxicas e por sua vez podem causar a intoxicação de animais e humanos, por esse motivo sempre sugeri que os responsáveis fornecessem as analises de água para sabermos de existiam contaminantes ou poluentes no lago. Para a fauna aquática, a tendência é que as certas toxinas se acumulem no tecido dos organismos, como nesse caso dos peixes. Conseqüentemente, a presença de toxinas na água também coloca em risco à saúde humana daí eu ter dito que o processo de limpeza foi arcaico, pois as pessoas que adentraram ao lago deveriam estar no mínimo protegidos (EPI’S) e a água ter sido analisada para se saber exatamente quais os contaminantes e/ou poluentes que ali existiam.

Na verdade por se tratar de um lago artificial, alguns processos devem ser substituídos por processos não naturais, porem quando se faz esse tipo de adaptação, deve se levar em conta a forma com que é feito, por exemplo, qual a qualidade da ração e nutrientes, assim como qual a quantidade exata que se devem utilizar os mesmos, visando evitar a eutrofização do lago. Além disso, a própria excreção dos peixes e a agitação do lago devido a sua localização sejam por ação física (chafariz e/ou cascatas), ou por intempéries da natureza fazem como que haja um revolvimento dos sedimentos (massa depositada no fundo do lago) e com isso aumentam o estoque de Fósforo na água, sendo esse aliado ao Nitrogênio, os principais responsáveis pela eutrofização do lago, propiciando o surgimento de algas, que como dito acima, podem ser tóxicas.

A proliferação de algas como falamos na coluna anterior causa a piora da qualidade da água, podendo promover déficits de oxigênio e aumento na concentração de amônia o resultado disso pode ser visto por quem teve a oportunidade de passear com sua família em um dia de sol na praça das águas.

Alem de tudo que já foi dito, algumas bactérias podem produzem toxinas que podem causar estresse físico para os peixes cultivados. Por isso eu fiquei muito preocupado quando constatei in loco, alem da saber via meios de comunicação isso inclui a TV, que os peixes removidos e seriam doados. Caros leitores você sabia que algumas algas podem produzir toxinas, e dependendo da toxina pode ficar acumulada nos peixes?

Pois é!!!!!!!!!!!!!!!! Vamos as perguntas que não querem calar:

Qual foi o destino dado ao resíduo removido, haja vista estar rico em nutrientes?

Qual foi a classificação dada ao resíduo, para que ele pudesse receber o correto destino? Eu estava presente quando o resíduo foi removido e armazenado, logo precisou ser transportado e por fim ser destinado, sendo assim existiu manifesto de resíduo? Lembrando que o excesso de algas pode causar eutrofização em corpos hídricos, logo o resíduo precisava de classificação e destino.

Realmente os peixes uma parte será doado a escolas municipais, a outra parte vai ficar em tanques até voltar para as piscinas da praça com foi dito na Tv?

Mediante tudo que retratamos acima, acredito que agora o leitor entenda a minha preocupação com a esse processo de limpeza e conservação. Abaixo valido a informação com a matéria exibida na TV em 24/07/2012 - 11:13:42h. http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=27399

Na mesma matéria podemos ver homens com metade de seus corpos dentro d’água, que já esclarecemos acima a provável forma de poluição da mesma, então os fatos aqui expostos, parecem demonstrar que as pessoas lidam como certos problemas como se nada tivesse acontecendo, ou como se nada pudesse acontecer, mesmo a ação delas sendo um verdadeiro absurdo, podendo ate mesmo causar impactos futuros.

Apenas para colaborar:

DZ-1310. R-7-INEA(03 de setembro de 2004),Sistema de Manifesto de Resíduos.

4.3 Resíduos – material resultante das atividades industriais, domésticas, hospitalares, comerciais, de serviço de limpeza, agrícola ou simplesmente vegetativa, que deixa de ser útil, funcional ou estética para quem os gera, podendo encontrar-se no estado sólido, semi-sólido, gasoso, quando contidos, e líquidos, quando não passíveis de tratamento convencional.

7.1 O Sistema abrangerá todos os resíduos de qualquer gerador a ele vinculado, excetuando-se os resíduos domésticos.

Fica mais uma vez a sugestão e também a fim de validar a água dentro de parâmetros recomendados, para posteriormente destinar os peixes, que os órgãos responsáveis verifiquem a Resolução CONAMA 357/2005 Art. 4º item V -: alínea b classe 3: águas que podem ser destinadas a harmonia paisagística.

Eu sou Charles Domingues
Sou Gestor Ambiental e Químico
Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.