Pular para o conteúdo principal

Crônica "O bê a bá" da nossa Menina de Ouro, Vânia Carvalho


O bê a bá

Fui de uma época que meninas que se formavam professoras no Instituto de Educação na Tijuca, enchiam os pais de orgulho e eram respeitadas pela honraria de tal formação.

Com o tempo o magistério foi se tornando apenas um meio de garantir a segurança de um emprego, e a vocação deu lugar a um mero amparo a tal estabilidade. Qualquer um sem o menor interesse pela responsabilidade e o compromisso de se tornar educadores, foram se formando para tentar uma vaga em concursos públicos. E a saudade da professorinha que ensinou o bê a bá, foi ficando cada vez mais pra traz, na lembrança de quem viveu uma época, onde se formar professor, era garantir um status digno das mais altas patentes.

Hoje, infelizmente, a coisa degringolou a tal ponto, que professores e alunos se tornaram algozes um do outro, tendo a federação como o carro chefe,desse trem desgovernado... Vítimas de uma educação falida, de um modelo educacional decadente, de uma classe que agoniza diante da falta de estrutura, de reconhecimento, e de alunos que chegam as escolas totalmente perdidos, sem nenhuma estrutura familiar, carentes de tudo e que explodem suas revoltas pra cima dos professores, dos próprios amigos, numa selvageria cada vez mais crescente.

Problema crônico, que tem na sua essência (o carro chefe), toda uma gama de problemas sociais como: injustiças, desajustes, desigualdades, desempregos, que proporcionam a carência afetiva, os abusos, a desestruturação da família e toda sorte de infortúnios que criaram ao longo do tempo, essa sociedade cada vez mais desequilibrada, afetando não só a classe mais pobre, como também os ricos.

O que hoje acontece em Cabo Frio, acontece no país inteiro, resultado da falta de investimentos, de valorização e de políticas publicas mais eficientes que realmente pudessem tornar a Educação, um modelo forte, para evitar ou pelo menos prevenir tantas outras desigualdades.

Um povo bem educado, saberia compreender os momentos mais difíceis, que qualquer cidade ou país de 1º mundo pode atravessar.. Se passamos por uma crise financeira, quantos países já passaram por situações piores em meio a catástrofes naturais, porem se ergueram das cinzas,porque foram educados pra isso. Souberam sobreviver as mais duras e tristes realidades,que nem se comparam ao que estamos atravessando., porem, tiveram desde sempre a Educação como seu principal esteio,para enfrentar com sabedoria as tragédias, os males ou qualquer outro tipo de agente nocivo, que pudesse desestabilizá-los como sociedade.


Infelizmente no Brasil nunca se pensou assim! E olha que não temos terremotos, tsunamis e nem guerras, mas talvez temos coisa pior um Congresso Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.