LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 3 de maio de 2019

SECRETARIA DE CULTURA REÚNE ARTESÃS E ALUNAS DE BORDADO PARA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA




A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, promoveu uma reunião com as alunas do curso de bordado e artesãs locais. O encontro, que aconteceu na Casa da Cultura, teve como objetivo tratar sobre a exposição comemorativa em alusão ao 402º aniversário da cidade, celebrado no dia 16 de maio. O projeto, batizado de “Bordando nossa história... Fio a Fio”, tem como proposta resgatar memórias afetivas e históricas do município, por meio da retratação de pontos turísticos, monumentos e belezas naturais aldeenses. A abertura com coquetel está prevista para acontecer no dia 9 de maio, às 19h. Cerca de 30 peças em bordado ficarão expostas no espaço durante um mês, com visitação aberta à população.

A diretora de Cultura, Rosângela Guimarães, é uma das profissionais envolvidas na organização do grupo das bordadeiras de São Pedro da Aldeia. “A nossa proposta é, primeiro, fazer o resgate do bordado e, em segundo lugar, contar a história do município através dessa arte milenar. Além disso, a intenção em reunir essas bordadeiras foi também proporcionar momentos de troca, de afetividade e uma forma de terapia para as alunas. Toda a semana nós temos encontros das turmas de bordado e a cada aula elas evoluem. A exposição serviu como um incentivo a mais para elas, uma oportunidade para que possam trazer suas memórias afetivas, retratar o lugar onde viveram e passaram a sua infância, e se sintam valorizadas”, destacou a diretora, que acompanhou a programação ao lado da secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

A exposição será dividida em módulos, contrapondo o passado e o presente de São Pedro da Aldeia. Entre os patrimônios históricos retratados estarão a Igreja dos Jesuítas, a Casa da Flor, o coreto da Praça da Matriz e a Casa dos Azulejos; paisagens naturais, entre elas a Praia da Pitória; além de elementos, referências e simbologias características da cultura, economia, fauna e flora locais, como o pescado, as embarcações, as procissões marítimas, o café, a lagoa, o moinho, as salinas, a aroeira, os ipês e outros.
Iniciado no dia 21 de março, o curso livre de bordado oferece aulas na Casa da Cultura todas as quartas-feiras, das 14h às 15h30, e às quintas-feiras, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, sob a instrução da artesã Kátia Carvalho. O curso envolve o aprendizado prático das técnicas do bordado, tipos de linha, tecidos e pontos. Durante os encontros, as alunas se empenham na confecção de telas e peças temáticas, cada uma à sua escolha, contando com suporte presencial e acompanhamento individualizado.

Profissional da Casa do Artesão da cidade, Dóris Elizabeth de Souza foi uma das artesãs convidadas para integrar a exposição na Casa da Cultura. “Essa é a primeira exposição que participo com o bordado e achei a ideia fantástica. O bordado é uma arte que traz muitas lembranças gostosas, do prazer de fazer com as próprias mãos e do resgate emocional. Trouxe uma tela da Pitória, de um lugar por onde passo quase todos os dias, para resgatar a paisagem da década de 60. A Secretaria de Cultura está de parabéns por promover essa exposição e a expectativa é a melhor possível”, destacou Dóris.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Para mais informações e agendamento de grupos e escolas, o telefone é (22) 2625 5167. O contato também pode ser feito pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

0 comentários:

- |