Pular para o conteúdo principal

SÉRIE "SÃO PEDRO DA ALDEIA 402 ANOS" - DE FREGUESIA A POLO INDUSTRIAL



Às margens da maior laguna de água salgada do mundo, São Pedro da Aldeia celebra no dia 16 de maio 402 anos de fundação. Nascida “Aldêa de Sam Pedro do Cabo Frio”, as terras aldeenses eram vistas pelos representantes da Coroa Portuguesa com três objetivos: um ponto estratégico para defender a recém-fundada cidade de Cabo Frio, o Rio de Janeiro e o litoral sul do país; sob o ponto de vista religioso de salvar as almas dos gentios, convertendo-os a religião cristã; e com o objetivo econômico de conquistar e colonizar as terras dos selvagens Goitacazes, situadas entre o litoral norte do Estado e o sertão do Rio Paraíba. Após mais de quatro séculos, um dos pontos se mantém: a localização estratégica.

A trajetória sociopolítica-econômica tem início em 1617, como uma aldeia constituída por 500 índios já catequizados e trazidos do Espírito Santo. “Com o tempo os índios foram envelhecendo e a população não cresceu no mesmo ritmo. Por outro lado, a igreja jesuítica começou a precisar de obras, então a solução foi o homem branco aforar terras aqui”, explica o historiador Geraldo Ferreira.

O aumento da população de homem branco e a aculturação dos indígenas resultaram na extinção da aldeia em 1878. No período imperial, no século XIX, a história aldeense era escrita como uma Freguesia de Cabo Frio. A primeira emancipação veio no ano de 1890, no período da República Velha, quando um decreto assinado pelo então governador Francisco Portella criou o município de Sapeatiba.

A vida do município foi efêmera e se extinguiu em maio de 1892, voltando a integrar o território de Cabo Frio. Mostrando o poder da população aldeense, os habitantes da Freguesia não aceitaram a regressão e, em 17 de dezembro de 1892, a Lei nº 35 restaurou a emancipação política-administrativa, atribuindo o histórico nome de São Pedro da Aldeia. 

Outro grande marco da história aldeense foi a criação da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), uma organização militar da Marinha do Brasil. Criada em 10 de maio de 1966, a Base é a única do tipo. “Ter a única Base Área Naval do Brasil aqui é muito interessante, mostra que a localização geográfica da cidade foi muito útil no passado, sob o ponto de vista estratégico-militar, e hoje também”, comenta Geraldo Ferreira. 

Se antes o intuito era proteger a cidade vizinha, hoje o município aldeense caminha para se tornar o maior polo de empregos da região. Os investimentos na área de desenvolvimento econômico geram, desde 2013, grandes frutos e fazem da antiga aldeia uma das cidades que mais crescem e se desenvolvem na Região dos Lagos.

Devido à posição geográfica central em relação aos outros municípios da região e às ações do Governo Municipal, é possível atrair e incentivar a instalação de grandes empresas, que geram trabalho e renda para grande parte da população, além de trazer recursos para os cofres públicos. Nos últimos cinco anos, o município registrou em média a abertura de duas empresas a cada dia. Foram 3540. Só em 2018, foram 824.

Dessa forma, é possível investir cada vez mais em áreas como Saúde, Educação, Segurança e bem-estar dos aldeenses.
Ao alcançar a marca de 402 anos de existência, São Pedro da Aldeia e seus moradores celebram dias de progresso e diversas conquistas, que não irão parar por aqui. 

Acompanhe no vídeo uma entrevista especial com o historiador Geraldo Ferreira:

Slide Anterior◀︎Próximo Slide▶︎

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.