Pular para o conteúdo principal

CURSO DE CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS FORMA ALUNOS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA



O último sábado (26), em São Pedro da Aldeia, foi marcado pelo encerramento do curso de criação de abelhas sem ferrão, atividade conhecida como Meliponicultura. Ao todo, 16 alunos foram capacitados e certificados para o exercício da atividade de forma segura, racional e sustentável. O evento foi realizado na sede do Horto Escola Artesanal e contou com a participação do secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, do instrutor voluntário e meliponicultor, Joelson Rodrigues, e da coordenadora municipal de Qualificação Profissional, Vanusa de Arruda.

“O curso foi muito proveitoso, o espaço do Horto Escola e toda a estrutura cooperou muito com as nossas aulas. Alguns alunos nunca souberam da existência de abelhas nativas sem ferrão no Brasil, além de descobrirem a importância de preservar essas abelhas que pouco a pouco estão sendo dizimadas pela derrubada das árvores e florestas. A partir de agora, a pesquisa e a prática serão fundamentais para que os alunos consigam crescer nesse ramo”, salientou o professor e meliponicultor, Joelson Rodrigues.

Com carga horária total de 9h e encontros semanais aos sábados, o curso contou com atividades teóricas e práticas. O conteúdo programático incluiu a importância ecológica das abelhas sem ferrão, nativas das regiões tropicais do Brasil; as diferentes espécies e suas características; as técnicas de manejo, formas de captura, cuidado e coleta de enxames; preparação e instalação de iscas com garrafa pet; além das boas práticas de colheita, conservação e beneficiamento do mel. Durante o curso, os alunos também tiveram a oportunidade de participar de dois experimentos de captura de enxame.

Além da entrega de certificados, o encerramento do curso contou com sorteio de um enxame de abelhas Iraí entre a turma, fruto da segunda captura realizada em aula prática. “O curso foi excelente, principalmente pela visão que eu tive das abelhas. Imaginar que tem uma diversidade de abelhas sem ferrão, como elas vivem e a forma como elas produzem o mel, foi espetacular. Além do material didático, a parte prática de captura foi um grande diferencial. Isso facilita muito os pequenos produtores colocarem a mão na massa”, afirmou Ernani Lima, um dos alunos formados.

Para o próximo ano, um novo curso está sendo elaborado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca, voltado à criação de abelhas de ferrão, a Apicultura. Mais informações sobre o curso, disponibilidade de vagas e inscrições devem ser obtidas na sede do Horto Escola Artesanal, na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.