LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

CURSO DE CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS FORMA ALUNOS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA



O último sábado (26), em São Pedro da Aldeia, foi marcado pelo encerramento do curso de criação de abelhas sem ferrão, atividade conhecida como Meliponicultura. Ao todo, 16 alunos foram capacitados e certificados para o exercício da atividade de forma segura, racional e sustentável. O evento foi realizado na sede do Horto Escola Artesanal e contou com a participação do secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, do instrutor voluntário e meliponicultor, Joelson Rodrigues, e da coordenadora municipal de Qualificação Profissional, Vanusa de Arruda.

“O curso foi muito proveitoso, o espaço do Horto Escola e toda a estrutura cooperou muito com as nossas aulas. Alguns alunos nunca souberam da existência de abelhas nativas sem ferrão no Brasil, além de descobrirem a importância de preservar essas abelhas que pouco a pouco estão sendo dizimadas pela derrubada das árvores e florestas. A partir de agora, a pesquisa e a prática serão fundamentais para que os alunos consigam crescer nesse ramo”, salientou o professor e meliponicultor, Joelson Rodrigues.

Com carga horária total de 9h e encontros semanais aos sábados, o curso contou com atividades teóricas e práticas. O conteúdo programático incluiu a importância ecológica das abelhas sem ferrão, nativas das regiões tropicais do Brasil; as diferentes espécies e suas características; as técnicas de manejo, formas de captura, cuidado e coleta de enxames; preparação e instalação de iscas com garrafa pet; além das boas práticas de colheita, conservação e beneficiamento do mel. Durante o curso, os alunos também tiveram a oportunidade de participar de dois experimentos de captura de enxame.

Além da entrega de certificados, o encerramento do curso contou com sorteio de um enxame de abelhas Iraí entre a turma, fruto da segunda captura realizada em aula prática. “O curso foi excelente, principalmente pela visão que eu tive das abelhas. Imaginar que tem uma diversidade de abelhas sem ferrão, como elas vivem e a forma como elas produzem o mel, foi espetacular. Além do material didático, a parte prática de captura foi um grande diferencial. Isso facilita muito os pequenos produtores colocarem a mão na massa”, afirmou Ernani Lima, um dos alunos formados.

Para o próximo ano, um novo curso está sendo elaborado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca, voltado à criação de abelhas de ferrão, a Apicultura. Mais informações sobre o curso, disponibilidade de vagas e inscrições devem ser obtidas na sede do Horto Escola Artesanal, na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

0 comentários:

- |