Pular para o conteúdo principal

Ambulantes exigem posição da Prefeitura sobre volta às praias até quinta-feira



Os trabalhadores ambulantes e demais permissionários que atuam nas praias de Cabo Frio esperam, até esta quinta-feira (30), por uma definição da Prefeitura sobre a liberação para a volta das atividades. De acordo com o presidente da associação da categoria, Luciano Dias de Mello, o prazo se refere a uma promessa feita pelo Gabinete de Crise de que será feita uma consulta junto ao Ministério Público sobre a situação.

Luciano lembrou que as atividades nas ruas, praças e avenidas foram liberadas após um protesto dos trabalhadores, inclusive com fechamento da Ponte Feliciano Sodré, mas disse que não foi dada qualquer data para a retomada nas praias. O diretor da associação pediu o mesmo tratamento destinado a outros segmentos comerciais que tiveram a permissão para retornar ao trabalho. Caso o silêncio da Prefeitura persista, haverá novas manifestações.

– O que a gente quer é uma data pra voltar às atividades na praia. Eles ficaram de dar uma posição até quinta-feira. Ficaram de mandar um ofício do Gabinete de Crise para o Ministério Público, para ver uma maneira da gente voltar, com redução de material, com EPI, como está fazendo todo o comércio. Não tem porque a gente não estar trabalhando. Cabo Frio já abriu todo. Abiu o shopping que é pior, que é fechado, imagina a praia, que tem um risco bem menor de contaminação, que é lugar aberto. Então a gente vai esperar até quinta-feira e se não houver resposta, a gente vai fazer outra ação, mas não vai ser um ato de clamor, e sim um ato ‘mais forte’. A gente quer resolver na conversa, o que não dá é para ficar esperando cinco meses a boa vontade do poder público de permitir o trabalho nas praias – disse Luciano.

No último domingo (26), os ambulantes e barraqueiros fizeram um ato religioso e de protesto na Praia do Forte para chamar a atenção das autoridades quanto aos problemas financeiros ocasionados por causa da proibição das atividades comerciais nas areias. A manifestação chamou a atenção dos banhistas, que encheram o local, apesar do decreto que proíbe a permanência para atividades recreativas. Apenas a prática de esportes individuais está liberada, no momento.

Conforme a Folha publicou em primeira mão ainda neste domingo (26), o Conselho Municipal de Turismo de Cabo Frio pediu à Procuradoria-Geral do Município que faça uma consulta sobre a volta das atividades recreativas e comerciais nas praias da cidade. O objetivo é que o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública emitam recomendações sobre o tema. O ofício foi assinado com data da última sexta-feira (24) pelo secretário municipal de Turismo, Paulo Cotias.

No documento, o Conselho de Turismo pede que seja "realizada uma consulta junto à Defensoria Pública e Ministério Público, em caráter de urgência, quanto a liberação de uso recreativo e atividades econômicas nas praias e, em caso positivo, quais serão as recomendações com relação a sua organização". A Secretaria de Turismo informou à reportagem da Folha que está formatando um curso de padronização, protocolos e boas práticas para os permissionários, que será gratuito e on-line.

Procurada nesta segunda-feira (27), a Prefeitura informou que todas as normas previstas nos decretos 6.288 e 6.289 permanecem vigentes e que o combate ao vírus é responsabilidade de cada cidadão. O município segue na Zona Laranja de risco de contaminação.



Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há