A partir da próxima
quarta-feira (15) os meios de hospedagem em Cabo Frio poderão retomar as
atividades desde que sejam atendidas diversas normas de segurança e prevenção
ao coronavírus, que constam do Decreto 6.288, de 03 de julho de 2020. Conforme
o documento, a ocupação proposta é de 40% e a flexibilização permite apenas o
acesso de veículos de passeio. Ônibus e vans de fretamento continuam com
entrada proibida na cidade.
“A
reabertura gradual e responsável é uma contingência do processo de convivência
com a dinâmica imposta pelo coronavirus. É importante a participação de todos
na observância dos protocolos para que os riscos sejam minimizados e ampliada a
nossa capacidade de dar sustentabilidade ao processo”, afirmou o secretário de
Turismo, Paulo Cotias.
Confira
abaixo as orientações para a o segmento, de acordo com o decreto municipal:
Anexo II – Meios de Hospedagem
Uso
OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS e EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para todos
os EMPREGADOS E CLIENTES, durante a permanência no local. Só será permitida a
retirada da máscara no restaurante no momento do consumo de alimentos e
bebidas;
DESINFETANTES
PARA AS MÃOS a base de álcool, acessível a todos e em todos os ambientes,
entradas e saídas;
DESINFECÇÃO
TOTAL DO ESTABELECIMENTO, principalmente de objetos de manuseio coletivo:
interruptores, maçanetas, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, máquinas de
cartões e chaves;
DISTANCIAMENTO
SEGURO E BARREIRAS FÍSICAS, mínimo de 1,5 m de distância entre empregados e
entre cliente reduzindo assim a capacidade de atendimento do estabelecimento e,
quando possível, inserir barreiras físicas entre empregados e clientes;
DISPONIBILIZAR
CARTAZES COM INFORMAÇÕES / ORIENTAÇÕES sobre a necessidade de higienização de
mãos, do uso do álcool 70%, do uso de máscaras, do distanciamento entre as
pessoas, da limpeza de superfícies, da ventilação e da limpeza dos ambientes;
Manter
os AMBIENTES VENTILADOS constantemente, mesmo os que possuem ar condicionado;
NÃO
COMPARTILHAMENTO DOS OBJETOS pessoais ou de trabalho e, em caso de necessidade,
esterilizar os mesmos antes de repassar, tais como: telefone, equipamentos de
limpeza, computadores, máquinas de cartão, cadernos, fones, pastas, livros,
jornais e revistas;
PROIBIDO
O MODELO SELF-SERVICE e BUFFET;
MONITORAMENTO
DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE de empregados e clientes, medir a temperatura de todos
na entrada ao estabelecimento e verificar os principais sintomas da Covid-19 e,
em caso de suspeita, seguir protocolo de afastamento e desinfecção;
NÃO
PERMITIR PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM SINTOMAS DA COVID-19 nas aéreas comuns do
estabelecimento;
•
Treinamento de 100% dos empregados nos procedimentos padrão de prevenção e de
processos de emergência em caso de contaminação;
•
Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos
clientes e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima
de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas;
•
Atendimento preferencial a grupo de risco, idosos, hipertensos, diabéticos e
gestantes garantindo fluxo ágil para que essas pessoas permaneçam o mínimo de
tempo possível na recepção do estabelecimento;
•
Priorizar preenchimento de fichas de check-in antecipados;
•
Para check-outs, entregar os fechamentos no apartamento e possíveis dúvidas
serem tiradas por telefone;
•
Limpeza e redução de capacidade máxima dos elevadores, assim como o incentivo
ao uso de escadas;
•
Isolar as áreas sociais e de convivência. Porém, locais como sala de jogos e
piscinas estão liberadas para funcionamento, mas com restrições;
•
Vedado o acesso às áreas de piscinas, saunas e congêneres;
•
Distância de 1,5 m entre as camas e somente uma pessoa por beliche, quando
houver;
•
Isolamento ou controle de acesso as áreas compartilhadas, tais como: cozinhas,
sala de TV, salas de convivência, áreas comum em geral.
HOTELARIA – PARTE POR PARTE, RECEPÇÃO E LOBBY
•
Disponibilizar os avisos públicos sobre a prevenção e controle da doença
contagiosa nas TVs e displays do lobby, balcão e hall de elevadores, contendo
os telefones de hospitais e postos próximos (conforme orientado pelo Ministério
da Saúde);
•
Disponibilizar equipamento (desinfetado) de medição de temperatura para cada
hóspede que solicitar. Recomenda-se que a desinfecção com álcool 70% seja feita
ao entregar E ao receber o equipamento;
•
Manter, sempre que possível, as portas do hotel abertas para ventilação do
ambiente;
•
Remover temporariamente jornais, revistas e livros do lobby para evitar
infecções cruzadas;
•
Tomar medidas eficazes de desinfecção de malas de hóspedes. O mensageiro deve
desinfetar com álcool 70% a alça da mala, o puxador do zíper e o cadeado/lacre.
Se necessário, oferecer ao hóspede a desinfecção total da mala;
• O
cartão-chave deve ser efetivamente desinfetado com álcool 70% ao ser recebido e
antes de ser reutilizado. Recomenda-se que o recepcionista não pegue o cartão
da mão do hóspede, e sim que o hóspede deposite o cartão-chave em local
específico;
•
Disponibilizar álcool 70% para higienização de equipamentos e utensílios;
•
Desinfetar regularmente com álcool 70% equipamentos de uso contínuo, como por
exemplo, teclados, telas e monitores de computadores, tabletes e smartphones,
bancadas de trabalho, telefones, canetas, carrinhos de bagagens, etc;
•
Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador para higienização de mãos
colocada em cada balcão da recepção e lobby;
•
Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador para higienização de mãos
colocada em cada banheiro público com avisos lembrando os hóspedes sobre a
importância de lavar as mãos;
•
Registrar qualquer evento coletando o máximo de informações: nome, horário,
local, documento, procedimentos adotados, período de hospedagem, etc;
•
Aumentar a frequência de limpeza/desinfecção, por exemplo, nas áreas a seguir:
maçanetas de porta, botões de entrada, painéis de toque de porta oscilante em
todas as áreas públicas; botões de acesso de elevador de hóspedes em todos os
halls de elevador; botões de painel de elevador de hóspedes e corrimãos nos
elevadores; escadas rolantes, escadas e todos os corrimãos das áreas sociais;
banheiros de hóspedes com todas as superfícies de balcão e maçanetas de portas
desinfetadas;
•
Toda a equipe, principalmente mensageiros e manobristas, deve estar atenta às
seguintes situações: higienizar as mãos após carregar malas e bagagens;
higienizar as mãos após a abertura de portas de carros e manobra de veículos;
•
Evitar apertos de mãos ou higienizá-las após contato. Utilizar luvas
descartáveis para realizar suas atividades, caso necessário.
APARTAMENTOS E CORREDORES
•
Garantir tempo de ventilação natural para apartamentos e corredores de, no mínimo,
2 horas por dia;
•
Adotar medidas eficazes de desinfecção rigorosa com desinfetante e álcool 70%
na área dos apartamentos: Desinfecção eficaz de móveis, louças e metais
sanitários Lavar o ralo do chão com desinfetante diluído Desinfecção dos
amenities, diretórios, aparelhos telefônicos, controles remotos, interruptores
e maçanetas com álcool 70% Finalizar a limpeza de xícaras, canecas e copos dos
quartos com álcool 70%;
•
Remover temporariamente revistas e livros para evitar infecções cruzadas;
•
Sugerimos utilizar luvas ao retirar o enxoval, limpar e desinfetar (reforço na
utilização dos EPIs);
• Os
colaboradores devem ser bem treinados e tomar precauções eficazes;
•
Disponibilizar avisos para que os hóspedes reutilizem suas toalhas usadas para
reduzir a possibilidade de infecção cruzada;
•
Ajustar a frequência de limpeza/desinfecção, por exemplo, nas áreas a seguir:
Maçanetas de portas, barras de apoio, barras de abertura, painéis de toque de
porta oscilante nos corredores; Botões de acesso de elevador, barras de apoio e
corrimãos; Todos os corrimãos das áreas de apoio;
•
Limpar e desinfetar frequentemente com álcool 70% utensílios de alta utilização
(vassouras, aspirador de pó, alça de balde, suportes de carrinhos, pranchetas,
canetas, rádios, aparelhos, etc).
RESTAURANTES
• O
salão deve ter boas condições de ventilação e garantir o bom funcionamento das
instalações de ventilação mecânica;
•
Aumentar a distância entre as mesas no restaurante minimizando o contato entre
hóspedes no ambiente de refeições;
•
Recomenda-se fechar as áreas sem ventilação natural ou ar fresco;
•
Colaboradores do restaurante devem lavar e desinfetar bem as mãos antes do
serviço com álcool 70%;
•
Reforçar medidas de desinfecção para os utensílios de mesa e implementar o
sistema de inspeção;
• Se
necessário ou solicitado, talheres descartáveis podem ser fornecidos;
• Os
cardápios devem ser efetivamente desinfetados com álcool 70%;
•
Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador para higienização de mãos
colocada em local de fácil acesso aos hóspedes e clientes; e utensílios de
Buffet com maior frequência;
•
Recomenda-se temporariamente não montar mise en place de mesa para evitar
contaminações cruzadas, bem como deixar utensílios em local único para retirada
pelos hóspedes. Talheres devem estar em embalagens individualizadas;
•
Retirar todos os utensílios e limpar saleiros, pimenteiros, mesas e cadeiras
com álcool 70% ou lenços umedecidos desinfetantes após a saída do hóspede;
•
Toda a equipe, e principalmente garçons e Cummins devem estar atentos às
seguintes situações: Higienizar as mãos depois de retirada de louças e
utensílios usados Evitar apertos de mãos, ou higienizá-las após contato.
Utilizar luvas descartáveis para realizar suas atividades, caso necessário
COZINHA;
•
Responsável deve realizar palestra de orientação com toda equipe;
•
Operar estritamente de acordo com o disposto nas normas de Segurança Alimentar
e orientações do responsável;
•
Equipar todas as áreas da cozinha com produto para desinfecção das mãos, como
álcool-gel;
•
Reduzir e controlar rigorosamente o acesso de pessoas externas às áreas de
produção e manipulação de alimentos, incluindo fornecedores.
•
Toda e qualquer pessoa que precise entrar na cozinha deve lavar as mãos e
desinfetá-las corretamente;
•
Orientar e disponibilizar material sobre o correto processo de lavagem das
mãos;
•
Notificar fornecedores de que não é permitido deixar pessoas com problemas de
saúde realizar entregas;
•
Tomar medidas rigorosas de desinfecção de tábuas de cortar alimentos e
utensílios de cozinha;
•
Limpar e desinfetar diariamente com álcool 70% portas de equipamentos de alta
utilização (fornos; geladeiras, freezers), bem como equipamentos em geral
(batedeiras, liquidificadores, processadores, etc.)
•
Devem ser realizadas inspeções diárias pela gerência em todas as áreas de
preparo e serviço de alimentos para garantir que os métodos de limpeza e
higienização sejam seguidos e realizados de modo consistente LAVANDERIA;
•
Garantir a ventilação em todas as áreas da governança e lavanderia;
•
Aplicar medidas eficazes para garantir a segurança das equipes durante o
processo de lavagem e contagem do enxoval;
•
Sugerimos utilizar luvas para realização da coleta, separação e contagem do
enxoval;
•
Notificar lavanderia terceirizada que não é permitido deixar pessoas com
problemas de saúde realizar coletas e entregas;
•
Limpar e desinfetar frequentemente com álcool 70% portas de equipamentos de
alta utilização (lavadoras e secadoras), bem como equipamentos em geral (ferro
de passar, etc.)
REFEITÓRIO E SALA DE DESCANSO
•
Ajustar a frequência de limpeza/desinfecção com álcool 70% , por exemplo, a
cada hora, das salas de descanso de colaboradores, incluindo maçanetas de
porta, metais, superfícies, balcões, controles, etc;
•
Remover temporariamente jornais, revistas e livros das salas de descansos para
evitar infecções cruzadas;
• As
salas de descanso e refeitórios devem ter boas condições de ventilação e
garantir o bom funcionamento das instalações de ventilação mecânica;
• Os
utensílios de mesa utilizados nos refeitórios devem ser desinfetados
corretamente com álcool 70% antes e depois de sua utilização;
•
Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador para higienização de mãos para
que os funcionários lavem e desinfetem as mãos antes de comer;
•
Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador para higienização de mãos
colocado nos vestiários de colaboradores com avisos lembrando os hóspedes sobre
a importância de lavar as mãos;
•
Disponibilizar cartazes com o procedimento correto de lavagem de mãos no
refeitório e vestiários.
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