Pular para o conteúdo principal

Bastidores da Política e da Imprensa. Edição: Boatos Sobre Marquinho Mendes


Boataria

É enorme a quantidade de boatos, especulações e até mesmo mentiras surrealistas falando sobre o julgamento do RE 929670 no Supremo Tribunal Federal (STF), que trata sobre a retroatividade na aplicação da penalização de 8 anos na inelegibilidade para políticos já condenados na Lei do Ficha Limpa.

Boataria 2

O boato principal é que: "O prefeito Marquinho Mendes (PMDB) já perdeu no Supremo Tribunal Federal (STF) e que Dr. Adriano (REDE), segundo colocado nas eleições de 2016, assumirá a prefeitura nos próximo dias" - Boato.

Boataria 3

Existe uma derivação desse boato acima que é : "O prefeito Marquinho Mendes (PMDB) já perdeu no Supremo Tribunal Federal (STF), e que a cidade precisa se preparar para a nova eleição que acontece em novembro desse ano (2018)" - Boato.

Boataria 4

Tem uns boatos mais loucos ainda, o mais surrealista é: "O ex-prefeito Alair Corrêa (PP) e o atual prefeito Marquinho Mendes (PMDB) estão denunciados na Lava Jato por conta dos Royalties e que o Dr. Adriano (REDE) vai ser prefeito" - Boato.

Boataria 5

Todos os boatos acima são espalhados principalmente por ex-cabos eleitorais do Alair Corrêa (PP) e que agora sonham em retornar a prefeitura através do Dr. Adriano (REDE), existe um verdadeiro desespero para voltar ao poder por quem espalha diariamente esses boatos.

Supremo Tribunal Federal
Realidade

A realidade é que o RE 929670, que deve ter seu julgamento concluído nessa quarta-feira (04/10) no Supremo Tribunal Federal (STF), não é um processo contra o prefeito Marquinho Mendes (PMDB), mas uma ação interposta por um vereador baiano e que gerará jurisprudência para políticos já condenados pela Lei do Ficha Limpa, como é o caso do prefeito de Cabo Frio e de políticos por todo o país. No momento a votação está 5 votos a favor e 3 votos contra a aplicação da retroatividade na pena de 8 anos de inelegibilidade na Lei do Ficha Limpa, faltando ainda o voto de três Ministros do STF.

Realidade 2

Não é certo a saída do prefeito Marquinho Mendes (PMDB) mesmo que aprovada a retroatividade na aplicação da Lei do Ficha Limpa, existe um termo jurídico chamado "Modulação dos Efeitos da Sentença" no caso de controle de constitucionalidade. Isso significa que mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF) validando a retroatividade na Lei do Ficha Limpa sua aplicação pode acontecer a partir da próxima eleição em 2018.

Realidade 3

A probabilidade da Modulação de Sentença, caso passe a retroatividade na aplicação da Lei do Ficha Limpa, é muito grande.  Essa medida vai de acordo com um entendimento pacificado na Justiça que evita a instabilidade em centenas de municípios pelo Brasil, criando centenas de novas eleições e causando tumulto administrativo nas cidades.

Realidade 4

Vale repetir uma coisa que vem sendo dita por nós há meses. Nem que chova canivete, a vaca voe e o Dr. Adriano (REDE) coloque biquíni e dance axé na Praça Porto Rocha, ele tomará posse como prefeito nos próximos dias, essa possibilidade NÃO EXISTE, estão mentindo para os cabos eleitorais do Dr. Adriano para manter o grupo unido.

Realidade 5

A verdade é que se tudo der errado para o Marquinho Mendes (PMDB), se for aprovada a retroatividade na aplicação da Lei do Ficha Limpa, se a Justiça entender que não haverá a "Modulação dos Efeitos da Sentença" teremos novas eleições em Cabo Frio.

Mas,
E a vida tem sempre um mas...

Mas antes precisa que o processo contra o prefeito Marquinho Mendes (PMDB) seja reaberto e colocado em pauta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), precisará que ele perca o processo lá no TSE, após isso existe recurso novamente no Supremo Tribunal Federal, já que se trata de um tema ligado a constitucionalidade, e caso Marquinho Mendes perca tudo isso, após meses ou mais de ano de processo, aí sim, teremos novas eleições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.