Pular para o conteúdo principal

Suicídio Entre Médicos Preocupam. Por Leticia Jotta


Com as transformações sociais e a prevaricação das relações trabalhistas na medicina, além da crescente vertente individualista no ambiente de trabalho, a saúde mental dos médicos tem se tornado mais frágil. Quer seja pela sua característica de profissão liberal, quer seja ao trabalhar em locais que oferecem pouca estrutura para o profissional que muitas vezes nem é diretamente contratado pelo serviço onde atua, por vezes o médico não conta com assistência em saúde, muito menos em saúde mental.

Mesmo que conte com auxílio da medicina do trabalho, o médico tende a procurar menos ajuda, entre outros fatores, pela sobrecarga de trabalho que impede o acesso deste serviço, e pelo medo de ser identificado entre seus pares como vulnerável e fraco, ou por sentimentos como onipotência e vergonha, fazendo com que muitos profissionais recorram à automedicação.

Quando comparados com a população geral, os médicos desenvolvem padrões adaptativos inadequados diante da ocorrência de alguma doença. Se ausentam do trabalho menos vezes, ao trabalhar mesmo em condições de saúde impróprias, auto prescrever ou buscar auxílio informal a colegas ao invés de agendar uma consulta formal. Há muitos obstáculos ao agendamento de uma consulta: encontrar um horário, confidencialidade e, o mais importante, a noção de que o reconhecimento de uma doença é sinal de fraqueza.

Poucos médicos tem um clínico geral ou médico da família de referência, e a maioria não tem ideia clara do papel do Serviço de Saúde Ocupacional no auxílio de doenças relacionadas ao trabalho. Este cenário é visto como inapropriado, especialmente em casos de doença mental. O suicídio foi a segunda maior causa de mortes entre médicos, perdendo apenas para acidentes automobilísticos, preocupante este dado, eles cuidam de nós e aqui fica o alerta para que nós possamos cuidar deles. 
Até a próxima coluna.

Vereadora Leticia Jotta
Com a nossa gente, sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.