Pular para o conteúdo principal

O PSDB recomenda: Vote Lula. Por Pedro Nascimento Araujo


Nesta semana, o Partido da Social Democracia Brasileira provou que é o maior eleitor de Lula da Silva. Ao decidir participar da inacreditável sessão que manteve Aécio Neves livre da prisão e com o mandato senador por mais um ano, o PSDB se igualou ao que há de pior em termos de fisiologismo e de corporativismo da política brasileira. E, na atual conjuntura, dado o objetivo declarado de vencer as eleições presidenciais de2018, é difícil pensar em algo mais inútil para o PSDB do que salvar Aécio Neves. No fundo, o partido entende que tirou o pescoço de Aécio Neves da guilhotina para vê-lo perecer sob o pelotão de fuzilamento dos eleitores em 2018: Aécio Neves não apenas não será capaz de reeleger-se senador, como terá sérias dificuldades mesmo para eleger-se deputado. Portanto, ao sacrificar-se para fornecer um pálio protetivo político a Aécio Neves, o PSDB não foi apenas claudicante, como de costume, mas também adicionou uma grossa camada de estupidez estratégica aos seus defeitos – ao se igualar ao que há de pior na política nacional, fornece farta munição para o discurso jamais pronunciado abertamente e sempre reforçado pelo Partido dos Trabalhadores: se todos os partidos e todos os políticos são iguais, então Lula da Silva é a melhor escolha para 2018. Ao escolher ser medíocre, o PSDB praticamente recomenda o voto em Lula da Silva. O PT agradece.

A decadência de Aécio Neves não é novidade: do zênite de 2014, quando chegou muito próximo do Palácio do Planalto em 2014 e, de fato, qualificou-se como pule de dez para 2018 (a atávica incompetência de Dilma Rousseff garantiria o PT fora do páreo) para a decantada volta do PSDB ao poder em 2018, ao nadir de 2017, quando a gravação de Joesley Batista veio a público, ele só conheceu decadência. Nesse meio tempo, a Operação Lava-Jato e suas congêneres já vinham transformando Aécio Neves em um político na defensiva, daqueles que não podem aparecer em público, mas nada antecipou o que o Brasil ouviu naquela gravação: a desfaçatez com que ele trata de dinheiro com o empresário corruptor confesso levou seu quadro clínico político ao estado terminal. Aécio Neves provou que, apesar das origens familiares absolutamente distintas, Aécio Neves e Lula da Silva falam privadamente com arrogância e grosserias semelhantes – e mantém relações promíscuas com empresários semelhantes demais. Dos grandes nomes da política brasileira, Lula da Silva é o mais chamuscado pela Operação Lava-Jato, notadamente porque foi nos governos dele que a corrupção passou a ser tática de manutenção de poder. Mas o aprofundamento das investigações prova que, se Lula da Silva é o maior peixe, isso não significa que seja o único a refestelar-se no mar de lama da política brasileira. O discurso de vítima de perseguições políticas que ele impunha ao PT já foi há muito abandonado. Sutilmente, Lula da Silva, sendo mais do que nunca o animal político fabuloso que sempre foi, vem mudando o foco para falar de suas realizações na Presidência da República. Ele não é tolo a ponto de repetir publicamente o slogan do adhemarismo (o infame “Rouba, mas faz!”), mas esse é, na prática, o seu mote: “Já que nenhum político é honesto, pelo menos Lula é competente!” A guinada de Lula da Silva é melhor evidenciada pelo distanciamento paulatino que ele vem tomando dos desastrosos governos de Dilma Rousseff – em recente entrevista concedida ao jornal espanhol El País, ficou bem claro que ele atribui a Dilma Rousseff a atávica incompetência administrativa de Dilma Rousseff, como se ele tivesse sido o único responsável pela eleição e pela reeleição dela. Ao proteger Aécio Neves, o PSDB dá força à tática de Lula da Silva.

Noves fora o silêncio vergonhoso de Fernando Henrique Cardoso acerca do assunto (é impossível ignorar o fato de que uma declaração contundente da parte dele teria evitado tão irreparável desgaste para o PSDB) e ainda que não favorecesse diretamente seu maior adversário, mesmo assim a decisão do PSDB de defender Aécio Neves chamaria atenção por sua completa inutilidade: manter Aécio Neves com o mandato de senador por mais um ano serve apenas para sangrar o PSDB por mais um ano. Não há lado positivo para o partido. O PSDB perdeu definitivamente a chance moral de provar que é capaz de cortar na própria carne, que não compactua com malfeitos, que tem compromisso inabalável com a ética na política e, principalmente, que não é igual aos demais partidos políticos. Na hora crítica, quando foi colocado à prova, o PSDB piscou e preferiu salvar o pescoço de Aécio Neves a se salvar: provou que não é capaz de cortar na própria carne, que compactua com malfeitos, que não tem compromisso inabalável com a ética e, principalmente, que é igual aos demais partidos políticos. Melhor recomendar o voto em Lula da Silva de uma vez.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.