Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DO PROFESP PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E DEPRESSÃO

Os estudantes aldeenses que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP) receberam uma palestra sobre “Prevenção Suicídio – Depressão, esteja alerta aos sintomas”. A discussão foi conduzida pela psicanalista e terapeuta Sandra Lopes, no auditório da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, o coordenador do núcleo Base do PROFESP, Capitão de Corveta Souza Neto, e o coordenador do núcleo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), Ubiratan Marins, acompanharam a iniciativa.

 “Em nome da Secretaria de Educação, agradeço a parceria com a Marinha, que tem sido de grande valia para nossos alunos e nossas escolas. Nossos estudantes são valorosos e cada um é especial. Eles foram chamados para fazerem a diferença positiva dentro de suas escolas e em suas casas”, disse a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira.

Durante a palestra, foram abordados assuntos como os sintomas da depressão, os fatores, o que é a doença, suicídio, entre outros. O trabalho foi feito como uma forma de prevenção, para intervir e conscientizar os jovens na importância de se conhecerem e identificarem seus transtornos emocionais.

Segundo a palestrante, a psicanalista Sandra Lopes, quanto mais cedo se busca ajuda e tratamento, mais rápido e fácil de ficarem saudáveis na área psicológica. “Nosso trabalho aqui é tentar trazer inteligência emocional para esses jovens, além do autoconhecimento para levarem uma vida com mais qualidade no quesito físico, emocional e psicológico”, explicou.

O Programa Forças no Esporte – Segundo Tempo é desenvolvido pela Marinha do Brasil e conta com a parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. Os núcleos do CIAAN e da BAeNSPA beneficiam, ao todo, 350 alunos da rede municipal.

O coordenador do PROFESP núcleo Base, Capitão de Corveta Souza Neto, comentou a ação. “Não poderíamos deixar de participar, pois julgamos esse tema muito interessante. Nosso desejo agora é que cada um desses alunos tenham assimilado e aprendido o que foi passado durante a palestra. Que essa chama fique acesa no coração deles”, destacou.  

Já o coordenador do Programa do núcleo CIAAN, Ubiratan Marins, enfatizou a atualidade do tema. “Temos um mês dedicado à prevenção do suicídio e não poderíamos, como um projeto que lida com crianças e adolescentes, não sermos participativos dessa campanha. Procuramos dar nossa contribuição com a palestra e estamos tentando alcançá-los na escola e no projeto”, comentou. 

 O PROFESP oferece diversas atividades esportivas na sede do Complexo Aeronaval, que são realizadas no contraturno escolar. As modalidades oferecidas incluem atletismo, futebol, natação, judô, vôlei e basquete, além de aulas de inglês e almoço, entre outros. As aulas são conduzidas por militares e profissionais especializados. 

A aluna do 9º ano da Escola M. Vinhateiro, Yasmim Vitória, de 14 anos, avaliou a iniciativa. “Essa palestra foi muito importante para quem tem depressão ou para quem conhece alguém que esteja assim. Podemos ajudar essas pessoas com o que aprendemos. Tenho um amigo que tem depressão e o que aprendi hoje vou passar para ele na tentativa de ajudá-lo”, afirmou.
Participam do PROFESP estudantes da E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba; E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda; E. M. Vinhateiro, em bairro de mesmo nome; e E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tribunal do Tráfico decapita Homem na noite deste sábado na Favela do Lixo em Cabo Frio

Um crime bárbaro acaba de acontecer na noite deste sábado (23/05) em uma das maiores comunidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, bairro Manoel Corrêa mas conhecido como Favela do Lixo em Cabo Frio. Segundo informações de populares que preferiram manter o anonimato, um homem chamado Matheus teria sido torturado pelo Tribunal do Tráfico e em seguida foi decapitado, o motivo do crime seria por Matheus ser informante da polícia, na linguagem do crime ele seria um X9. A Polícia Militar está nesse momento fazendo levantamento do crime e pegando a identificação completa da vítima, até o momento não foi lavrada a ocorrência, e traremos mais informações conforme o andamento das investigações. As imagens são fortíssimas e não recomendada para pessoas sensíveis.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

  O LOBO EM PELE DE CHACAL!   “TSE defere candidatura e José Bonifácio tomará posse como Prefeito de Cabo Frio” “Em decisão monocrática o Ministro Alexandre de Moraes deferiu o recurso de José Bonifácio” Na sexta-feira (18/12) por volta das 18:00 horas as manchetes acima surpreenderam alguns incautos cabofrienses, e deixaram duas sérias indagações no ar: - O que motivou o Ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, a evitar o julgamento pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral? - A séria motivação impeditiva deixou de existir apenas duas horas depois de iniciado o “recesso” do tribunal?   Bem... o editorial do Blog Cartão Vermelho não possui todas as respostas, porém, cumprindo sua principal missão de trazer luz aos fatos, assinala agora a ação vil, perdulária e principalmente venal que acometeu a defesa do Sr. José Bonifácio.   Os advogados que patrocinaram a causa de Zezinho, fazem parte de uma bancada respeitadíssima nacionalmente, é uma das mais cara