LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

CULTURA ABRE EXPOSIÇÃO COM BONECAS DE PANO E ATIVIDADES EM PROL DO OUTUBRO ROSA NESTA QUINTA (10)



A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos abre, nesta quinta-feira (10), às 19h, a exposição “Bonecando e Celebrando a Vida – Parceria do Bem”. O evento é resultado de uma parceria entre Giampaoli Arte & Atelier, grupo “Amigas da Mama” e projeto “Moça Bonita”. Cerca de 200 peças artesanais, entre bonecas e bichos de pano, ficarão expostas no local, celebrando o mundo de fantasias e a inclusão social. Em alusão à campanha Outubro Rosa, o espaço também vai ganhar fotografias artísticas de mulheres vítimas do câncer de mama. Ao longo do mês, a programação vai contar com palestras, oficina de bonecaterapia e rodas de conversa sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. A secretária da pasta, Edlúcia Marques, falou sobre a programação. “É a primeira vez que realizamos uma exposição nestes moldes, unindo artesanato, fotografia e muito aprendizado sobre o câncer de mama. A nossa expectativa é levar conscientização com relação a prevenção, o autoexame e a importância da detecção precoce. Teremos também as bonecas terapêuticas do projeto ‘Bonecas Giampaoli’, que têm o intuito de amenizar um pouco a situação das mulheres que estão passando por momentos delicados em suas vidas”, destacou.
A exposição poderá ser visitada gratuitamente até o dia 14 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 17h. A mostra de bonecas vai trazer temas, como o Halloween e o clássico literário “Alice no País das Maravilhas”. A temática da inclusão social também terá destaque com a exposição de bonecas com cicatriz de mastectomia e deficiências físicas/visuais.

De acordo com a idealizadora do projeto, Simone Giampaoli, o intuito é promover o resgate das brincadeiras infantis e valorizar o artesanato como instrumento terapêutico. “Há nove anos dou aula de bonecas de pano e entrei para esta área como uma terapia, saindo de uma depressão. A ideia é demonstrar que o artesanato resgata vidas e é uma forma de tratamento que dá resultado, estimula a criatividade e aumenta a autoestima”, destacou a artesã.
Durante o período da exposição, o grupo “Amigas da Mama”, de São Pedro da Aldeia, em parceria com o projeto “Moça Bonita”, de Cabo Frio, vão promover uma mostra de telas com fotos de mulheres celebrando a vida. Paralelamente, o Cine Estação e a Casa do Artesão receberão um ciclo de palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção, tratamento, combate ao câncer de mama e estratégias de enfrentamento ao sofrimento. As atividades serão conduzidas por profissionais da área da saúde, especialistas e voluntárias, com programação nos dias 11, 16, 18, 23, 24 e 25 de outubro.
A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade. Para mais informações sobre a exposição e agendamento de grupos e escolas para visitação, basta entrar em contato pelo número 22 99966 9314 (exclusivo para mensagens via aplicativo WhatsApp) ou, ainda, pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

Confira a programação completa de palestras e rodas de conversa no mês de outubro:



0 comentários:

- |