Pular para o conteúdo principal

Pedra fundamental do Centro Albatroz será lançada na quinta (10)

A implantação do Centro de Visitação Pública e de Educação Ambiental Marinha (Centro Albatroz) começa na próxima quinta-feira (10) com o lançamento da pedra fundamental da unidade, que acontece às 10h. O espaço, localizado na Avenida Wilson Mendes ao lado do Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças e da Lagoa de Araruama, possui 18 mil m² de área que irá abrigar aquário de toque, Centro de Visitação e diversas atividades.
“Tudo o que diz respeito à preservação ambiental conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, afinal, nossa cidade vive do que o meio ambiente nos proporciona e preservá-lo é preservar o nosso município. O Projeto Albatroz já estava presente em nossa cidade, mas é importante que possamos contribuir com a sua permanência, aumentando sua visibilidade para criar uma consciência ambiental ainda mais forte em nossa população”, afirmou o prefeito, Dr. Adriano Moreno.
A negociação sobre a implantação do Centro foi formalizada em maio quando a equipe do projeto apresentou a proposta para o prefeito junto com descritivo sobre como seria a unidade e as ações e/ou atividades que a contemplariam. Na ocasião, a equipe do projeto estimou o lançamento da pedra fundamental no segundo semestre deste ano e a inauguração do espaço em 2020. Em julho, a Câmara Municipal Cabo Frio aprovou projeto de lei que autorizou a cessão do terreno pelo Poder Executivo.
Pela proposta inicial, o governo municipal cede a área e o Instituto Albatroz custeará toda a construção do Centro. De acordo com a coordenadora-geral e fundadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, a unidade abrigará exposições tecnológicas, atividades socioambientais e culturais para o público local e turístico do município, além de gerar oportunidades de emprego. Segundo ela, haverá cobrança de ingresso para turistas e visitantes em geral, em valor ainda a ser definido, mas para a comunidade do entorno e para escolas municipais o acesso será gratuito.
Sobre o Centro de Visitação


De acordo com o descritivo, o local terá uma área comunitária, ou seja, de uso exclusivo da comunidade do entorno com cursos de capacitação, de inclusão digital, de artesanato, de educação ambiental para jovens e de formação para que estes jovens sejam os guias da área de visitação pública. Há ainda previsão de alojamento para pesquisadores que venham de fora e refeitório. Na área técnica haverá salas de veterinária, de tratamento de água e de quarentena para os animais que necessitarem, além de área administrativa e de carga e descarga.


O circuito de visitação pública contemplará aquário de toque (com animais vivos como tartaruga, peixes de grande porte, etc) para que as crianças toquem nos animais marinhos. A proposta da equipe é “incentivar a convivência harmônica” com os bichos; trilha interpretativa acessível e inclusiva por meio de um deque por cima do mangue – que terá placas indicativas espalhadas pela trilha com informações sobre a fauna, a flora – e que faz ligação com o Parque Dormitório das Garças.
De acordo com a organização, a intenção é de que a trilha tenha acesso para cadeirantes. Na sequência da trilha haverá áreas fechadas para visitação interna, previsão de ferramentas tecnológicas para que as crianças tenham atividade interativa e espaço para exposição itinerante. O espaço vai contar também com lanchonete, restaurante, playground de toque e lojinha do Centro de Visitação.
O projeto prevê ainda centro de interpretação para deficientes visuais e auditivos; píer para barcos atracarem; observatório de aves sobre o mangue e viveiros. A expectativa é de que haja área de acesso para entrada de carros e de embarque e desembarque de ônibus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tribunal do Tráfico decapita Homem na noite deste sábado na Favela do Lixo em Cabo Frio

Um crime bárbaro acaba de acontecer na noite deste sábado (23/05) em uma das maiores comunidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, bairro Manoel Corrêa mas conhecido como Favela do Lixo em Cabo Frio. Segundo informações de populares que preferiram manter o anonimato, um homem chamado Matheus teria sido torturado pelo Tribunal do Tráfico e em seguida foi decapitado, o motivo do crime seria por Matheus ser informante da polícia, na linguagem do crime ele seria um X9. A Polícia Militar está nesse momento fazendo levantamento do crime e pegando a identificação completa da vítima, até o momento não foi lavrada a ocorrência, e traremos mais informações conforme o andamento das investigações. As imagens são fortíssimas e não recomendada para pessoas sensíveis.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

  O LOBO EM PELE DE CHACAL!   “TSE defere candidatura e José Bonifácio tomará posse como Prefeito de Cabo Frio” “Em decisão monocrática o Ministro Alexandre de Moraes deferiu o recurso de José Bonifácio” Na sexta-feira (18/12) por volta das 18:00 horas as manchetes acima surpreenderam alguns incautos cabofrienses, e deixaram duas sérias indagações no ar: - O que motivou o Ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, a evitar o julgamento pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral? - A séria motivação impeditiva deixou de existir apenas duas horas depois de iniciado o “recesso” do tribunal?   Bem... o editorial do Blog Cartão Vermelho não possui todas as respostas, porém, cumprindo sua principal missão de trazer luz aos fatos, assinala agora a ação vil, perdulária e principalmente venal que acometeu a defesa do Sr. José Bonifácio.   Os advogados que patrocinaram a causa de Zezinho, fazem parte de uma bancada respeitadíssima nacionalmente, é uma das mais cara