Pular para o conteúdo principal

Trabalhador rural é morto a tiros em área onde policiais de folga foram baleados em São Pedro da Aldeia; Polícia acredita em disputa por terras


Acampamento foi alvo de incêndio criminoso na última segunda-feira (6) em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Arquivo pessoal

Um trabalhador rural foi morto a tiros no acampamento Emílio Zapata em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. O corpo de Carlos Augusto Gomes, de 58 anos, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (9), um dia após dois policiais terem sido baleados num confronto na localidade. A principal linha de investigação da Polícia Civil é de que o conflito tenha sido motivado por uma disputa por terras na área, que passa por desapropriação.
Um fazendeiro da região, ainda segunda a polícia, afirmou que os dois policiais atingidos nesta quarta-feira (8) são amigos dele e estavam de folga. A polícia não soube precisar o número de pessoas envolvidas no confronto. Os policiais feridos foram levados para o pronto-socorro de São Pedro da Aldeia e transferidos para Hospital Regional Roberto Chabo, em Araruama. Segundo a unidade, o quadro de saúde deles é considerado estável.
O corpo da vítima, nascida em Caiana (MG), segundo o registro de ocorrência, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Macaé.
De acordo com o ouvidor agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Rio de Janeiro, Luiz Carlos de Andrade, na segunda-feira (6), homens encapuzados teriam entrado no acampamento e colocado fogo no local.


Segundo o ouvidor, o Incra já conseguiu a posse de uma parte do assentamento Adhemar Moreira, onde vivem 40 famílias e fica próximo ao acampamento onde ocorreu o confronto. Um processo na justiça ainda está em andamento para que o instituto tenha a posse da outra parte da localidade.
O Incra acrescentou que o instituto não faz gestão de acampamentos e que, após tomar conhecimento do confronto, emitiu uma nota informando que enviou um técnico de campo e o Conciliador Agrário Regional para acompanhar a situação in loco e tomar as providências cabíveis.
O Incra reforçou que a área sob conflito faz parte da antiga Fazenda Negreiros, ainda objeto da ação de desapropriação que tramita na 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia. A procuradoria do Incra expediu um ofício ao Ministério Público Federal com o relato dos acontecimentos.


Homens encapuzados invadiram acampamento e atearam fogo no local em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Divulgação

O assentamento fica em uma área de 484 hectares, que já foi desapropriada. A Fazenda Negreiros tem uma área de 1.351 hectares.

MPF quer PF no caso

O procurador da República, Leandro Mitidieri, disse que o MPF entrou em contato com o Incra assim que tomou conhecimento do caso.

"Agora chega a informação de que foi encontrado o corpo de um dos trabalhadores sem-terra lá do assentamento. A Fazenda Negreiros é objeto de uma ação de desapropriação do Incra. Houve a imissão da posse parcial e é necessária a conclusão desse processo. A conclusão de ações de desapropriação traz mais estabilidade a essas situações conflituosas", disse Mitidieri.

O procurador destacou que o MPF ainda está colhendo os dados e afirmou que, se os crimes foram em decorrência desse conflito agrário, o MPF vai requisitar a instauração de inquérito policial pela Polícia Federal.

O G1 questionou as polícias Civil e Militar sobre a presença dos policiais militares de folga no local e qual a relação deles com o caso.

A Polícia Militar informou que o 25ºBPM instaurou um procedimento para verificar as circunstâncias do fato.

A Polícia Civil disse que as investigações estão em andamento na 125ª DP e que testemunhas estão sendo ouvidas. Diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do fato.

Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há