Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paiva Paes.



Os Negros, os Judeus. A Humanidade e os seus Crimes.


Ontem, no momento em que me decidia por escrever um texto, as sirenes tocaram por dois minutos em Jerusalém. Todos os carros pararam, as pessoas puseram-se do lado de fora em posição de reverência, e lá ficaram durante os dois minutos que durou esta homenagem aos mortos do holocausto.

Estive na casa de Anne Frank em Amsterdã, aliás, sempre que vamos a Amsterdã passamos necessariamente pela casa que a escondeu por quase toda a guerra, pois fica situada em um ponto muito comum da cidade, algo como uma avenida Julia Kubischek de Cabo Frio. Infelizmente a jovem Anne e sua família foram descobertos em 1944, quando a guerra já estava praticamente acabada, mas isto não impediu que a levassem para Auschwitz, e posteriormente para Bergen-Belen, onde veio a falecer de Febre Tifóide. 

Na casa, que hoje abriga um museu, assistimos a um vídeo emocionante do seu pai, único a sobreviver ao campo de concentração, onde ele diz que nunca imaginou que a filha pudesse ter escrito aquele longo diário. Ao final do depoimento ele diz que a vida é assim, “sempre nos surpreendemos com nossos filhos”. É emocionante, e ainda hoje sinto um nó a apertar-me a garganta quando lembro ou falo deste fato.

Eu ia escrever sobre política local, mas ao abrir o “Globo On Line” deparei-me com a foto da reverência judia aos mortos do holocausto e mudei de humor, fiquei repleto de uma contrição dorida pela morte dos milhares de inocentes que a história, ao longo da indelével marcha da humanidade, produziu em função da busca pelo poder e pelo dinheiro.

Lembro aqui o último parágrafo do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago, obra imprescindível para qualquer um que goste de se dedicar ao tema. No livro, onde a figura de Jesus é finalmente humanizada e realmente rica de uma generosidade verdadeira e crível, Saramago recria a frase derradeira de Jesus, que enquanto agoniza na cruz teria tido a visão dos milhares de mortos que a partir da sua morte se sucederiam, mortos pela cruzada, pela Santa Inquisição, e tantas outras mortes em nome de Deus. Ao ver isto, e ao perceber que estas mortes seriam exatamente em nome de Deus, Jesus teria olhado para o alto onde viu o Pai a observar-lhe, voltando então o seu olhar para a terra disse aos que lhe acompanhavam na agonia da cruz: “Homens, perdoai-o, pois Ele não sabe o que fez.”

Uma vez em Cuba, numa das muitas vezes em que estive nos postos de saúde de lá, lembro-me de um, em playa caeña, que tinha a foto que publico acima. Na parede do posto está escrito, “vale mais a vida de um ser humano do que todo o ouro do homem mais rico do mundo”. E assim deveria ser.

Queria terminar este texto lembrando também que se faz apenas 67 anos que a segunda grande guerra terminou, faz também muito pouco tempo que o Brasil assinou uma Lei que colocava fim a um holocausto tão dolorido quanto o dos judeus. O holocausto dos negros africanos submetidos à condição de escravos e trazidos para as Américas.

Os números são vexaminosos. Esta mancha da civilização judaico-ocidental-cristã, branca e educada, não se extinguirá. Os escravos que aqui chegaram tinham uma sobrevida média de cinco meses, foi uma barbárie que também deve ser lembrada pelo futuro das nossas gerações, para que jamais passemos novamente por experiência como aquela.

Lembro, entretanto, que em muitas partes do mundo os esforços para abolir o trabalho escravo ainda são insuficientes, e deixo aqui, para reflexão, a frase da Conselheira da ONU, Dra.Gulnara Shahinian, proferida no dia 02 de dezembro passado durante as comemorações do Dia Internacional para Abolição da Escravatura:

“A escravidão não é história.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.