Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues



SÃO PEDRO DA ALDEIA UNS COM MUITO, OUTROS COM MUITO COM POUCO, PARTE II.






Em minha ultima coluna eu publiquei a verdade que muitos não conhecem, ou seja, o total descaso que vem sendo oferecido por parte dos governantes aos moradores menos favorecidos de São Pedro da Aldeia.

Porem como tudo na vida passa, também por hora passou o problema que eu denunciei na semana passada, era a grande quantidade de lixo, sim lixo, por que na verdade até o que era pra ser resíduo sólido virou lixo, pois lixo é aquilo que não tem mais valor, não consegue mais ser reusado ou reciclado.

Como num passe de mágica 02(dois) dias após o Cartão Vermelho ter postado minha matéria, por incrível que possa parecer caros leitores, a beira da lagoa altura do bairro baixo grande, começou a ser limpa, um mutirão sem uniforme que não se sabe de onde veio capinou, colheu o lixo e varreu ao redor da lagoa, e quem fez sabe o que esta fazendo haja vista ter preservado a mata ciliar.

Caros leitores é incrível a audiência desse fantástico canal de comunicação chamado Cartão Vermelho, comandado com muita competência por Álex Garcia, em menos de 48 horas e o problema de meses foi resolvido, e com um detalhe, a capina foi feita de forma correta, ou seja, sem utilização de herbicida, a propósito, após algumas denuncias com minha participação, venho observando que em Cabo Frio também vem sendo reduzido o uso desse produto tão contestado por todo o mundo.

Ficaram pendentes ainda 02 problemas com relação aos citados, sendo um deles a falta de um sistema separador absoluto, que separa as águas pluviais das águas de esgoto doméstico, essa solução ao meu modo de ver e hoje bastante complexa, haja vista que a cidade foi moldada sem qualquer preocupação com as questões ambientais, no que se refere a saneamento, principalmente em se tratando de esgoto sanitário, e o problema se agravou quando os responsáveis por comandar a cidade, ao longo do tempo não se preocuparam com a situação e não realizaram qualquer tipo de obra visando mitigar a situação atual, e olha que isso acontece em ambos os lados, seja no mais nobre seja no menos nobre da cidade, para se resolver o problema hoje é preciso o município dar um choque na situação, realizar obras setorizadas visando aos poucos dominar o problema em questão, pois da maneira que está não adianta nada dragar a lagoa, tentar despoluir a Jusante enquanto São Pedro contamina a Montante, dependendo claro de onde se observe o problema.do ponto de observação.

Outro problema grave que eu vejo é que pessoas que tem o comando nas mãos me aparentam não ter o conhecimento do assunto que aparentam ter, vou tentar ser claro.

Quando se tem uma secretaria nas mãos a pessoa no mínimo dever ter o conhecimento na íntegra daquilo que esta comandando, ou então ter pessoas ao seu lado capazes de transformar os problemas encontrados em soluções sustentáveis, isso levando em consideração a falta de avaliação preventiva de determinadas situações, como foi o caso dessas que relatei na coluna anterior. Prezados leitores mais uma vez aproveito esse verdadeiro canhão de audiência que é o  Blog Cartão Vermelho, para fazer um apelo as pessoas que comandam esse ou outros Municípios, quando escolher pessoas para destinar cargos que serão de suma importância para administração da cidade, que sejam escolhidas pessoas pela capacidade de gerar soluções ou de gerir determinados conflitos, em função de sua área de atuação e/ou especialização. Más por que digo isso, citando como exemplo a prefeitura de São Pedro, todo aquele matagal que ali se formou (em torno da lagoa), todo aquele lixo ali jogado, só existiu por que as autoridades não fizeram a sua parte e também não conscientizaram a população. Como também não adianta de nada remover o lixo, realizar a capina mecânica, e entulhar o restante do mato assim como do lixo em um canto da lagoa, e o pior pasmem os senhores leitores, a noite colocaram fogo no lixo junto com o mato e o restante os senhores já podem imaginar o que aconteceu, demonstrando uma total falta de habilidade e também de conhecimento de quem comanda determinada pasta do município. Com relação as ações tomadas, se o lixo foi removido, se a lagoa foi capinada, por que deixaram tudo acumulado naquele local por mais de 2 dias, é obvil que alguém vai se achar na condição de herói, incendiar aquilo tudo aquilo  e achar que resolveu o problema.

Mais uma vez eu repito o quer falta ao prefeito ou aos seus secretários, é realmente conhecer os problemas da cidade, e por que não dizer também conhecer a fundo, cada um em suas funções, como resolver o problema, pois foi por isso, exatamente por falta de saber o que fazer que os puxadinhos da rede de esgotos foram crescendo e hoje cresceram tato que dominaram a cidade

Como já disse em outras oportunidades, o problema é que tem muito político prometendo que vai dar jeito no saneamento básico do município sem nem sequer saber o que é uma galeria separadora, acho que esta faltando conhecimento em cada seguimento do município, para que a cidade acompanhe e se desenvolva de uma forma sustentável.

Ainda da tempo da população mudar tudo isso que ai esta.

Eu sou Charles Domingues, sou Gestor Ambiental e Químico
Não deixe de ler o meu blog-www.charlesdomingues.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.