O Secretário de Saúde, Carlos César Machado, visitou na manhã dessa terça-feira, 17, as obras externas e as dependências internas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Durante a visita o secretário informou que as obras externas, de responsabilidade do Governo Municipal, estarão concluídas nos próximos 15 dias. O secretário informou ainda que o Governo do Estado já abriu processo licitatório para escolher a empresa que vai gerir a UPA. Sobre a data de inauguração Carlos César informou que quem marca é o Governo do Estado, de acordo com a agenda do Governador Sérgio Cabral.
Todas as partes elétricas e hidráulicas da Unidade já estão prontas, obras de responsabilidade municipal, assim como o abrigo de ônibus, a colocação de paralelepípedo, o canteiro e as vias de acessos. A obra compreende ainda a construção de dois estacionamentos.
“Estamos fazendo a nossa parte. No mês de fevereiro abrimos licitação para a escolha da empresa que está fazendo a obra externa, este mês concluiremos a obra. É de interesse do Prefeito Carlindo Filho, que a UPA seja entregue a população no aniversário da cidade, 16 de maio, mas, depende da agenda do Governador Sérgio Cabral”, disse.
Ainda segundo Carlos César, mesmo com a inauguração da UPA, o Pronto Socorro continuará funcionando. “A UPA vem para somar e não para substituir serviços já existentes. O Pronto Socorro não será fechado, vamos fazer alterações nos horários de atendimentos emergências de acordo com a demanda, mas as duas emergências irão funcionar”, explicou.
A UPA de São Pedro da Aldeia conta com uma área construída de 1.372m2, com cinco consultórios, espaço odontológico, observação pediátrica, eletrocardiograma, raios-X, laboratório, farmácia, sala de gesso, sutura, posto de enfermagem, atendimento de emergência, duas salas de isolamento, área para recreação infantil, parte administrativa, dentre outras.
Por meio de um atendimento de classificação de risco, todo atendimento da UPA será feito de forma eletrônica, por computador, priorizando os casos mais urgentes, idosos e crianças.
Matéria: Renata Souza
Comentários
Postar um comentário