Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Coluna da Menina de Ouro, Vânia Carvalho. Crônica "Cabo Frio precisa de cidadãos!"


Cabo Frio precisa de cidadãos!

Existem duas Cabo Frio ! aquela do nosso dia a dia, de quem  nasceu aqui ou escolheu aqui pra morar e a Cabo Frio dos turistas , dos visitantes, sejam de muito longe ou de perto, que optaram por nossa cidade por todo encanto que ela proporciona.

São dois olhares diferentes nesse caso. O primeiro enxerga  uma Cabo Frio que os de fora não percebem e por outro lado o mesmo acontece com os que aqui vem só a passeio.

Os moradores em seu cotidiano, no corre-corre diário e nas dificuldades que enfrentam, deixam de   contemplar o quão bela é a nossa cidade e o quanto perdemos tempo sem admirar tudo aquilo que Cabo Frio tem de melhor.

 Muitas vezes somos incapazes de perceber tudo aquilo que aos olhos dos visitantes,  denominam : o Paraíso e que  por muitas vezes maltratamos, quando sujamos, depredamos, e fazemos pouco caso das nossas belezas e patrimônios. 

Somos incapazes de cuidar com carinho desse lugar maravilhoso que vivemos  e  que muitos  fazem um esforço danado o ano inteiro,  apenas para passar suas férias.

Quando não cuidamos do que é nosso, de toda essa maravilha que nos foi emprestada por Deus fica a pergunta: Nós amamos nossa cidade? porque muita gente estranha, os forasteiros como alguns são chamados, saem de todo canto do Brasil e do mundo pra nos visitar, e  chegam aqui com os olhos de quem quer ver nossas praias, nossa natureza nossos monumentos , nossa cultura e toda sorte de bênçãos que caíram sobre nossa terra e  que não nos damos conta, porque somos egoístas, gananciosos e  interesseiros, e não tô aqui falando de governos, de administradores, estou aqui falando da nossa gente. Que joga lixo em qualquer lugar, que pixa muros, que quebra patrimônio público, que emporcalha ruas, praças, que taca fogo, taca pedra, que só reclama mas não tem respeito pela natureza linda que Deus nos deu.

Somos cidadãos ou sucateadores? somos filhos naturais ou não dessa grande mãe? se dezenas, centenas, milhares de turistas nos visitam e se encantam com tanta beleza, porque logo nós que aqui vivemos e nos deparamos com toda essa maravilha todos os dias, somos filhos tão bastardos?


Jogar a culpa só nos governantes é fácil! exigir sem contribuir é mole! se cada um fizesse sua parte, conseguiríamos sair deste caos que nos assombra com muito mais facilidade e rapidez, pois o que estamos precisando mesmo é de uma sociedade mais solidária, que reflita e reconheça que também tem deveres, tanto com a cidade, quanto consigo mesmo. Pois tudo na natureza se transforma, agora e você... vai se transformar quando?

0 comentários:

- |