Na tarde de ontem
(9), representantes da Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo, empresários do
trade turístico e empresas do ramo e a ATAC se reuniram em uma apresentação
sobre o potencial de crescimento do setor no município. O encontro aconteceu no
salão da Pousada Timoneiro e teve como pautas as tecnologias e ferramentas de
marketing digital para aumentar as vendas e a taxa de ocupação de hotéis e
pousadas locais, além de dados levantados pelas empresas presentes acerca do
franco crescimento de Arraial do Cabo e Região dos Lagos como destinos preferidos
no Brasil.
Aproximadamente 30 pessoas
participaram do evento que contou com as apresentações das empresas Omnibees,
Erbon Brasil, CVC Corp, Tour Shop e Vega IT. Além das soluções para a rede
hoteleira e as novas ferramentas no mercado, também discutiram sobre turismo
receptivo, a experiência de viver o destino e a importância de se trabalhar o
turismo como um todo para que a cidade continue a prosperar. Déborah Santos,
especialista em negociações da CVC Corp, também pontuou a necessidade de todo o
trade e as associações de comerciantes participarem desses encontros para
traçarem juntos estratégias para tornar Arraial do Cabo um destino ainda mais
procurado pelos viajantes. “O encontro foi ótimo e o retorno dos hoteleiros foi
ainda mais positivo. A vontade de cada empresário de se especializar é
importante para avançarmos. A CVC vê Arraial do Cabo com um potencial grande,
por isso promovemos essa parceria, queremos divulgar o destino e promover a
facilidade de o hóspede chegar à região,” acrescenta Déborah.
A pauta do turismo receptivo
também foi abordada pelo diretor da Tour Shop, César Fernandes. As belezas de
Arraial do Cabo encantam qualquer um que chegar aqui, mas é preciso ir além.
Atender as expectativas de quem adquiriu o produto turístico e a atenção com o
turista antes mesmo dele chegar na hospedaria ou no serviço adquirido é
essencial para que ele aproveite ao máximo a sua estada e tenha intenção de
voltar. “A facilidade do hóspede em chegar a nossa região faz parte da
experiência de viagem. A conexão dos destinos com os aeroportos, as parcerias
das grandes operadores, isso certamente vai mudar o fluxo e melhorar a vida da
cidade como um todo,” comenta César.
Além de criar facilidades de
locomoção, para que o segmento do turismo receptivo se desenvolva é preciso
observar os recursos naturais, históricos, culturais, promoção turística,
infraestrutura, entre outros fatores que o poder público, em parceria com as
associações e com a iniciativa privada, vem desenvolvendo ao longo dos últimos
anos. Um turismo de qualidade estimula o crescimento da hotelaria, gastronomia,
das atividades de exploração turística tais como passeios de barco, bugre,
mergulhos, entre outros.
A Turismóloga da Sectur, Manuela
Baggetti, também ressaltou a importância da união do poder público com os
empresários e as empresas. “Arraial do Cabo tem potencial turístico muito maior
do que já apresenta. Quando levamos o nome da cidade nas feiras de turismo por
todo país as pessoas ficam encantadas, querem vir para cá. Cabe a nós oferecermos
a eles mais do que as experiências nas praias e isso só podemos fazer quando
nos encontramos para trocar ideias, como aconteceu aqui”, acrescenta.
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