Com o intuito de buscar alternativas para a diminuição do impacto da
pandemia na Rede de Ensino Municipal, foi realizada uma reunião na manhã de
ontem (27), no Centro de Formação Continuada, que fica localizado na Secretaria
de Educação de São Pedro da Aldeia.
O Encontro, que foi conduzido pelo Secretário de Educação, Alessandro
Teixeira Knauft, contou com a presença de representantes da Equipe de
Assessoramento Pedagógico, Conselho Municipal de Educação, CACS-FUNDEB, SEPE
Costa do Sol, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e da Coordenadora-Geral
de Políticas Pedagógicas, Daiana Quintanilha, que preparou um documento com
sugestões de ajustes no calendário letivo de 2020.
O documento, que foi entregue a todos os presentes, citava quatro
cenários diferentes como opção para a reposição dos 11 dias letivos suspensos
durante a quarentena. Daiana disse que é preciso avaliar o documento, analisar
se ele se amolda à realidade do município e, em conjunto, encontrar a
alternativa que também esteja respaldada na vasta legislação educacional, em
especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB.
Durante a reunião, foram analisados a Deliberação nº 376, do Conselho
Estadual de Educação (CEE) e um dos posicionamentos públicos da União Nacional
dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) que tratam das possibilidades de
reorganização do calendário escolar para o cumprimento dos dias letivos.
O Secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, explicou sobre a
importância de entender sobre o que foi passado na reunião. “Estamos diante de
diferentes documentos, das mais variadas instituições, tratando da
obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos e da destinação dos itens
que compõem a merenda escolar. Toda documentação foi entregue aos presentes
para que possamos, de maneira ampla e coletiva, encontrar soluções que se
amoldem às especificidades de São Pedro da Aldeia, disse o secretário durante a
reunião”, comentou.
Outra importante preocupação é em relação aos alunos do 9º ano e da 9ª
fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deixarão a rede pública
municipal de ensino para se matricularem na rede estadual no próximo ano
letivo.
“Para esses casos, se considerarmos a estratégia da rede estadual e a
reorganização daquela rede, vamos avaliar conjuntamente a possibilidade de
adoção de uma modalidade que inclua a utilização de recursos tecnológicos.
Outros grupos que merecerão destaque nas próximas reuniões serão os da educação
infantil e dos alunos com deficiência, que precisam ser alcançados pelas
decisões tomadas”, comentou Alessandro.
Foi apresentado durante a reunião o Formulário de Diagnóstico da
Realidade Tecnológica na Rede de Ensino, para que se tenha uma percepção dos
recursos e dispositivos técnicos para que os alunos eventualmente acessem aulas
e conteúdos eletronicamente. A ideia, que foi aceita por unanimidade, tem como
objetivo analisar o cenário para que sejam trabalhadas medidas de acordo com a
realidade que será demonstrada através de gráficos em tempo real.
A próxima reunião conjunta está marcada para a próxima quarta-feira, dia
1 de abril, às 12h, e será via Hangout, ambiente virtual de reuniões
disponibilizado na plataforma Google.
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