UMA VILA CHAMADA TAMOIOS
* O PDT de Cabo Frio resolveu tirar a máscara que escondia a sua aversão aos Tamoienses. Através do seu porta-voz não oficial, Prof.Totonho, o partido do deputado Jânio Mendes inicia uma campanha para o “NÃO” plebiscitário, caso este aconteça. Diz o janista midiático que Cabo Frio perderá 75% dos royalties e 25% da arrecadação.
* Ora, vamos então às contas, num orçamento estimado em 700 milhões, onde os royalties representam algo em torno de 400 milhões, o professor afirma que Tamoios representa 300 milhões (75%). Como o resto da arrecadação compreende algo em torno de 300 milhões, 25% de Tamoios representa 75 milhões. Logo se emancipada Tamoios teria direito (teoricamente, já que o FPM seria redistribuído igualitariamente considerando todos os novos municípios no Brasil) a 375 milhões, o que representa praticamente a metade do orçamento de Cabo Frio. Com um agravante, Cabo Frio não carece da infraestrutura que Tamoios precisa implantar e não tem nem metade da extensão territorial de Tamoios.
* Esta irresponsável campanha, tentando induzir o povo cabofriense ao erro, jogando com os números, ainda tropeça na cláusula pétrea do novo projeto a ser votado em Brasília que dispõe de um artigo que impede que a criação do novo município traga perdas para o antigo, o que em outras palavras quer dizer é que no mínimo precisam estar em iguais condições econômicas e estamos vendo que falta muito pouco para isso.
Nada que um acordo no projeto não resolva. O que não se pode mais aceitar é Tamoios receber somente 100 milhões dos 375 que tem direito, sem receber de volta os seus 25% das outras arrecadações para implantar uma infraestrutura numa área três vezes maior que o primeiro distrito e extremamente pobre. A emancipação de Tamoios é o único caminho da justiça social neste caso.
* Cabe aqui dizer que o PDT de Cabo Frio firmou como aliados em Tamoios, o grupo de Rose de Ayres (PTdoB) e do ex-subprefeito Amador de Matos (PPS) e as conversas sobre conceder a presidência da distrital ou um provável futuro PDT tamoiense seja entregue nas mãos do grupo do PPS de Amador de Matos, concluindo seu plano nefasto de extinguir a resistência da militância pedetista tamoiense que sempre se opôs a aliança com Marquinho Mendes.
* Se o PDT está rachado ou não, tire suas dúvidas. A semana passada a Escola Agrícola Nilo Batista, em campos Novos, recebeu o Presidente da FIPERJ, o ex-prefeito de Cabo Frio e cardeal do PDT estadual, José Bonifácio Novellino, com ele estiveram presentes o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios e um vereador do balneário de Mirinho. Vieram de Helicóptero com todas as pompas para diplomar os alunos da escola que tinham acabado de se graduar no Curso de Capacitação de Processamento de Pescado.
* A ausência de representantes do governo municipal foi motivo de irritação do séquito de Bonifácio, assim como a ausência de mídias locais, demonstrando uma descoordenação ou revanchismo irresponsável dos homens públicos de Cabo Frio. Após uma descompostura de Bonifácio apareceram algumas pessoas do governo e um fotógrafo sabe-se lá de onde veio.
* Mas a ausência mais improvável foi a da equipe do deputado estadual Jânio Mendes e dos representantes do PDT cabofriense. Seria esta uma amostra do que está por vir por causa da candidatura buziana à ALERJ?
Comentários
Postar um comentário