LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Passando a Limpo por Charles Domingues




DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro pelo menos essa é a intenção. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Caro leitor para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem, sendo de vital importância para os países como menor poderio financeiro, porem não pode ser o mesmo modelo de desenvolvimento adotado pelas grandes potencias, que somente faziam uso dos recursos naturais deixando de lado a preocupação com o futuro, pois em função da escassez desenvolver num modelo parecido seria praticamente impossível.

Meus amigos, a água o petróleo e vários outros recursos naturais estão fadados ao esgotamento e isso também vale para recém divulgado pré sal.

Imaginem se nós do hemisfério sul resolvêssemos consumir quantidades de combustíveis fosseis parecidas com o Hemisfério norte, o que seria do planeta?

Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados. Esse sim é um grande entrave, como um pequeno exemplo disso temos o problema que foi por em pratica o protocolo de Kyoto, observem que um dos países que não aderiu o mesmo, foi exatamente os Estados Unidos, que hoje é um dos maiores colaboradores do efeito estufa, esse pais por intermédio de suas indústrias e principalmente através de suas fontes moveis (veículos), são responsáveis por enviar grandes quantidades de GEE (Gases de efeito estufa), para Atmosfera.

“Para o leitor ficar atualizado, em um breve resumo, o Protocolo de Kyoto foi criado visando um controle das grades potencias com relação as suas emissões de GEE, e serve de referencia para países em desenvolvimento assim como propicia os mesmos busca por tecnologias limpas principalmente como fonte de energia. Mas isso e conversa para outra hora!

Eu venho acompanhando o desenrolar de várias situações que envolvem desenvolvimento econômico x preservação ambiental, nós de uma vez por todas precisamos entender que se faz necessário desenvolver economicamente uma região, um estado uma nação, mas precisamos de atitudes responsáveis, a busca do desenvolvimento com uma visão holística, não adianta ver apenas o agora, precisamos ver o hoje, mas com olhos voltados para o futuro.

Se nos conseguirmos de uma vez por todos equilibrar a ganância do desenvolvimento a qualquer custo, com a preservação ambiental consciente, com certeza teremos uma melhor qualidade de vida para a população, atitudes assim tendem a aumentar o tempo de vida útil de nosso planeta.

Apenas para lembrar eu costumo sempre dizer isso em minhas aulas ou palestras.

“Só existe um ser totalmente dispensável em nosso planeta, se querem saber quem é, seria só observar com carinho, quem é responsável por queimadas, desmatamentos, exterminação da biodiversidade, poluição dos corpos hídricos, e quem despeja na atmosfera toneladas e mais toneladas de poluentes? Pois é basta o leitor responder a essas perguntas que saberá quem realmente não faz a mínima falta nesse planeta.

Por isso que precisamos de uma vez por todas entender que meio ambiente deve ser estudado como uma ciência, e por varias pessoas, pois envolve varias outras formações, daí ser uma ciência multidisciplinar.

O desenvolvimento sustentável vem como uma solução para tentar conciliar o progresso, com a preservação ambiental.

Meus amigos o planeta é para todos, flora, fauna e biota, nos que vivemos nessa coisa chamada Biosfera precisamos entender que a saúde do planeta depende da nossa atitude, sei que é muito difícil falar de preservação ambiental, e desenvolvimento econômico, quando temos países que vivem uma pobreza endêmica, também sei que é abissal a diferença de potencial de alguns países com relação a outros, mas também sei que pobre ou rico, todos serão muito prejudicados caso não exista agora uma compatibilização de recursos naturais x recursos financeiros.

Eu sou Charles Domingues. Gestor Ambiental/Especialista Saneamento Ambiental/Especialista Engenharia ambiental. Não deixe de ler o meu Blog:

0 comentários:

- |